Sentir um frio na barriga, as mãos suadas ou ficar ansioso por determinado evento futuro é algo completamente normal. No entanto, quando esses sintomas se agravam, outros chegam e essa ansiedade parece nunca ir embora, é possível que você esteja sofrendo de algum tipo de transtorno de ansiedade.
Ainda que a ansiedade seja um problema comum no Brasil, que afeta em média 26% dos brasileiros, poucos sabem que este transtorno se divide em 6 tipos, podendo causar sintomas iguais ou semelhantes, tanto físicos quanto psicológicos.
Sinais de alerta que podem indicar ansiedade
Por mais que os sintomas de transtorno de ansiedade possam variar, existem alguns que são mais comuns e que afetam a maioria das pessoas que sofrem com algum tipo de ansiedade. Esses sintomas podem ser:
- Falta de ar;
- Falta de apetite ou o excesso dele;
- Insônia;
- Taquicardia;
- Medo excessivo;
- Inquietação;
- Preocupação constante.
É importante lembrar que, ainda que esses sejam alguns dos sintomas mais comuns, cada caso é um caso, e as pessoas podem manifestar sintomas diferentes umas das outras mesmo que apresentem um mesmo tipo de ansiedade.
Conheça os 6 tipos de transtorno de ansiedade
Agora vamos conferir quais são as principais características de cada tipo de transtorno de ansiedade.
Agorafobia
Muitas pessoas confundem esse tipo de ansiedade com a ansiedade social. Mas a agorafobia é bastante específica e se caracteriza, principalmente, pelo medo do uso de transportes públicos, ficar durante muito tempo em espaços muito abertos ou espaços muito fechados, sair de casa sozinho e permanecer em uma fila durante muito tempo.
Isso porque todas essas situações causam a sensação de impotência, aprisionamento e exposição do indivíduo.
Ansiedade generalizada
Os principais sintomas de transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são a sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento e a preocupação exagerada com toda e qualquer situação do dia a dia.
Geralmente as pessoas que sofrem com esse tipo de ansiedade se sentem ansiosas o tempo todo em um grau bastante elevado, são agitadas, têm medo do fracasso, dificuldade para se concentrar em suas atividades rotineiras e estão frequentemente analisando cada detalhe de forma minuciosa de cada situação do seu dia.
Este tipo de ansiedade é um dos mais comuns e, se não tratado da maneira correta, costuma afetar diretamente tanto as relações pessoais quanto as profissionais do indivíduo.
Ansiedade social ou fobia social
Esse tipo de transtorno de ansiedade se trata do medo que uma pessoa sente ao ser exposta a toda e qualquer situação que envolva estar em público, por menor que este seja.
A pessoa se sente incapaz e, em alguns casos, tem a sensação de que não será aceita ou bem vista pelas pessoas que estão ao seu redor.
Esse tipo de transtorno costuma levar a pessoa ao isolamento muito rapidamente, o que agrava as chances para um possível caso de depressão.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
O transtorno de estresse pós-traumático acontece quando uma pessoa participa de um evento muito traumático, que costuma ser intenso tanto mental quanto emocional. Essa situação acaba gerando uma ansiedade significativa que perdura até um bom tempo após a ocorrência do evento.
É bastante comum que soldados que participam ou participaram de alguma guerra desenvolvam esse tipo de transtorno, mesmo depois de já terem voltado para casa.
Transtorno de Pânico
O transtorno de pânico também é conhecido como síndrome do pânico e causa ataques de ansiedade fortes e persistentes, onde a pessoa se sente vulnerável e é tomada por uma sensação de medo indescritível.
É comum que os ataques de pânico causem desmaios, vômitos, falta de ar, tontura e dores no peito. No entanto, esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
No caso desse transtorno de ansiedade, geralmente uma crise é causada por um gatilho que difere muito de pessoa para pessoa, pois tudo depende da causa específica de cada um que levou o indivíduo a desenvolver a síndrome do pânico.
Transtorno Obsessivo Compulsivo
Por fim, o transtorno obsessivo compulsivo, ao contrário do que muitos pensam, não está relacionado apenas a limpeza e organização excessivas. Embora essas sejam as compulsividades mais comuns neste transtorno.
Porém, qualquer pessoa que apresente pensamentos ansiosos padronizados com ideias e pensamentos repetitivos sem vontade própria, pode estar sofrendo de TOC, e é necessário buscar ajuda.
Diagnóstico de transtorno de ansiedade
Apenas um psiquiatra ou psicólogo pode afirmar que uma pessoa tem algum tipo de transtorno de ansiedade. No entanto, um clínico geral já é capaz de identificar os sintomas e encaminhar o paciente para algum dos profissionais capacitados mencionados.
Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra farão uma avaliação minuciosa para investigar todos os sintomas, tanto físicos quanto psicológicos, para somente então dar um diagnóstico específico e dar início ao tratamento, que pode ser medicamentoso, terapêutico ou uma junção dos dois, dependendo do caso.
Todo e qualquer tipo de ansiedade merece atenção e demanda a necessidade de um tratamento correto.
Acabe com a Ansiedade Agora Mesmo!
Você já se sentiu paralisado por uma ansiedade que parece incontrolável?
Respiração ofegante, palpitações, tremores e insônia são sinais de que a ansiedade está tomando conta da sua vida.
Mas e se eu lhe dissesse que existe uma Solução Prática e Acessível de como controlar a ansiedade e viver com mais tranquilidade?
Apresentamos o e-book “Vencendo a Ansiedade“, um guia completo com 53 páginas repletas de estratégias eficazes para identificar e superar diversos transtornos de ansiedade!
Não deixe que a ansiedade continue a ditar o ritmo da sua vida.
Com “Vencendo a Ansiedade“, você terá em mãos ferramentas práticas e eficazes para retomar o controle e viver com mais serenidade.
Clique no Botão abaixo para conhecer!.