O transtorno de ansiedade é muito mais do que uma preocupação momentânea com algo específico. O sentimento de angústia e de preocupação com tudo ao redor é praticamente interminável, se transformando em sintomas psicológicos e físicos que podem indicar sintomas de ansiedade grave.
O fato do número de brasileiros com transtorno de ansiedade ter aumentado drasticamente nos últimos anos, mostra o quanto é importante termos ciência sobre este problema psicológico. Para isso, é necessário falarmos sobre as principais causas e primeiros sintomas deste transtorno.
O que causa a ansiedade?
Assim como qualquer outra doença, seja ela física ou psicológica, a ansiedade também tem uma causa. E ainda que essa causa seja diferente em cada pessoa, a maioria apresenta os mesmos sintomas de ansiedade iniciais. As causas deste transtorno podem ser:
- Ambientais: passar por algum evento traumático ou muito estressante;
- Genética: histórico familiar de transtornos mentais como ansiedade, depressão e síndrome do pânico, por exemplo;
- Mentais: a forma como o indivíduo organiza os seus pensamentos no dia a dia e sua forma de encarar as situações rotineiras;
- Físicas: doenças como hipertireoidismo, arritmias, dores crônicas e abuso de substâncias podem causar ansiedade.
É importante mencionar que a ansiedade se desenvolve a partir de uma ou mais causas citadas.
Primeiros sintomas de ansiedade para ficar atento
Quando falamos sobre ansiedade quais os sintomas, não estamos nos referindo apenas a sintomas psicológicos. Isso porque, ainda que o transtorno de ansiedade seja caracterizado como uma doença mental, os sintomas se manifestam de forma psicológica e física.
A seguir, confira quais são os primeiros sintomas de ansiedade psicológicos e físicos que podem indicar um transtorno de ansiedade.
Sintomas psicológicos
Vamos começar com os sintomas psicológicos.
Medo constante também é um dos sintomas de ansiedade
O medo excessivo do fracasso, de não ser bom o suficiente, de não ser o melhor em determinada atividade, de não conseguir aquela promoção no trabalho ou de reprovar naquela prova importante, podem indicar o início da ansiedade.
As fobias, como fobia de altura, de ficar em um local fechado ou de socializar, por exemplo, também se enquadram como sintomas de ansiedade que podem surgir.
Além disso, não necessariamente é preciso passar por determinada situação para sentir esse medo excessivo. Apenas pensar na possibilidade já é o suficiente para dar início a uma crise.
Insônia
A mente de uma pessoa ansiosa trabalha diferente da mente de uma pessoa comum. A hiperexcitação mental, ou seja, o “pensar e se preocupar demais” com determinada situação que ainda não aconteceu, pode levar a insônia, despertares noturnos e também excesso de pesadelos.
Todos esses problemas dificultam o sono, deixando a pessoa ainda mais ansiosa por não conseguir dormir, e já que ela fica ansiosa por não conseguir dormir, a ansiedade se torna ainda mais forte. Nesses casos, uma rotina de sono para deixar a mente mais calma antes da hora de dormir pode ajudar muito.
Alterações de humor e irritação
Situações de estresse, desconfortáveis ou que causam muita pressão, costumam deixar as pessoas com ansiedade irritadas de forma extrema ou até mesmo tristes. Essas alterações de humor se tornam ainda mais intensas nos casos de transtorno de ansiedade generalizada.
Alterações no apetite
Pessoas com ansiedade costumam comer demais quando pensam em perigos reais ou imaginários que podem ou não acontecer.
Isso acontece porque o estresse em excesso libera muito cortisol no organismo, afetando gravemente o funcionamento da insulina e, consequentemente, causando o aumento de apetite e ganho de peso.
Ainda assim, é possível que pessoas com ansiedade deixem de sentir apetite quando uma situação de estresse afeta o estômago. Nesse caso, a perda de apetite pode gerar a perda de peso.
Preocupação exagerada com o futuro
Outro dos sintomas de ansiedade que costuma aparecer primeiro é a preocupação exagerada com o futuro. Ou seja, pensar no que pode ou não acontecer, no que vai ou não acontecer, gera uma perda de controle emocional que pode até atrapalhar atividades cotidianas simples.
Sintomas físicos
Agora, vamos falar sobre os sintomas físicos.
Falta de ar e respiração ofegante
Este é, de longe, um dos sintomas de ansiedade mais comuns de todos. Sentir a garganta se fechando, como se respirar fosse a coisa mais difícil de se fazer naquele momento, é um sintoma grave e que, geralmente, indica um transtorno de ansiedade quando não está associado a nenhuma doença fisiológica.
Vertigem ou sensação de desmaio
A vertigem, assim como a sensação de desmaio, são sintomas comuns entre as pessoas que têm transtorno de ansiedade, especialmente entre aquelas que têm síndrome do pânico.
Isso porque, como mencionado acima, a respiração ofegante é um sintoma bastante presentes nesses casos, o que pode causar a sensação de tontura.
Aperto ou dor no peito e aumento dos batimentos cardíacos
Por fim, o aperto, a dor no peito ou até mesmo as chamadas “palpitações em repouso”, são sintomas de ansiedade que geram muito desconforto, e podem até agravar a crise, já que são sintomas comuns em pessoas com problemas cardíacos. Para saber mais, continue lendo e veja mais informações sobre o assunto aqui no MegaCursos!
Acabe com a Ansiedade Agora Mesmo!
Você já se sentiu paralisado por uma ansiedade que parece incontrolável?
Respiração ofegante, palpitações, tremores e insônia são sinais de que a ansiedade está tomando conta da sua vida.
Mas e se eu lhe dissesse que existe uma Solução Prática e Acessível de como controlar a ansiedade e viver com mais tranquilidade?
Apresentamos o e-book “Vencendo a Ansiedade“, um guia completo com 53 páginas repletas de estratégias eficazes para identificar e superar diversos transtornos de ansiedade!
Não deixe que a ansiedade continue a ditar o ritmo da sua vida.
Com “Vencendo a Ansiedade“, você terá em mãos ferramentas práticas e eficazes para retomar o controle e viver com mais serenidade.
Clique no Botão abaixo para conhecer!.