Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Negócios megacursos

Quem usa Power BI?

Quem usa Power BI?

Quem usa Power BI?

Quem são os usuários do Power Bi? A ferramenta é utilizada principalmente por profissionais de Business Intelligence, mas também é extremamente útil para usuários comuns.

Os profissionais de BI utilizam o Power BI para criarem modelos de dados e também de relatórios que serão compartilhados em toda a organização, utilizados principalmente pela gestão da mesma.

No entanto, por sua própria funcionalidade, o Power BI pode ser usado por uma gama de pessoas dentro de uma organização ou mesmo fora dela. O importante é que este usuário seja devidamente qualificado, profissionalmente falando, para conseguir usufruir de todas funções da ferramenta.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é o Power BI, quais os profissionais que se utilizam da ferramenta e como se qualificar, profissionalmente, para utilizá-la. Acompanhe.

O que é BI – Business Intelligence?

Antes mesmo de falarmos sobre a ferramenta em si, é importante que você conheça o que é BI – Business Intelligence. De uma forma bem resumida, podemos dizer que BI é a tomada de decisão em uma empresa baseada em dados.

Por esta breve descrição, já é possível entender a importância que estes dados têm para esta organização, principalmente no que se refere ao tratamento deles. Há de se considerar ainda que, nos dias atuais, a quantidade de dados produzidos em todo mundo, dentro ou fora das organizações, é cada vez maior.

Além disso, estes mesmos dados e informações vêm de diferentes origens e precisam ser igualmente tratados e compartilhados, para que possam trazer resultados visualmente íntegros e fáceis de interpretação, e é justamente neste ponto que entra o Power BI.

Entendendo o que é Power BI

O Power BI é um software da Microsoft voltado ao Business Intelligence. Sua principal função é transformar um grande volume de dados, de diferentes origens (txt, Excel, CSV, banco de dados, etc.), em informações práticas, gerando inteligência de negócios.

O tratamento de todos estes dados (informações) são extraídos e geram poderosos indicadores de desempenho, visualizados por gráficos específicos e detalhados e/ou importantes dashboards. A tomada de decisão, a partir disso, fica muito mais facilitada.

Quem utiliza o Power BI?

Agora que você já entendeu, mesmo que resumidamente, o que é Business Intelligence e qual a função principal do Power BI, podemos aprofundar na questão dos profissionais que se utilizam da ferramenta.

Primeiro, vale lembrar, que a afirmação de que o Power BI veio para substituir o Excel é totalmente errônea. Ambas as ferramentas, apesar de muito parecidas, possuem suas funções até que distintas e, portanto, uma não substitui a outra.

Outro ponto importante é entender que o Power BI, apesar de bastante intuitivo como a maioria das ferramentas da Microsoft, exige uma certa profissionalização, através de um curso Power BI com certificado.

O mercado de trabalho está super aquecido em busca de profissionais com esta qualificação, tendo visto a grande procura pela maioria das organizações por usuários que saibam extrair o máximo do Power BI, viabilizando as melhores tomadas de decisão.

Conheça agora os principais usuários da ferramenta:

Profissionais de business intelligence

Estes são, como já foi dito aqui, os principais profissionais que fazem uso da ferramenta e como tal necessitam de um curso de Power BI com certificado. Basicamente, um profissional de BI tem a responsabilidade de planejar, executar e analisar diversas estratégias corporativas.

Tem como base principal o uso de dados que irão validar e facilitar decisões por parte da gestão e da própria organização como um todo, apontando os rumos a serem seguidos pela mesma. Para tanto, fará uso do Power BI, como fundamental ferramenta facilitadora.

Administradores

Além dos profissionais de BI, os próprios administradores, muitas vezes, se qualificam, através de um curso de Power BI, para conseguirem utilizar a ferramenta e eles próprios visualizarem em tempo real os dados ali tratados.

Esse tipo de profissional é comum principalmente em pequenas e médias empresas, onde o gestor é o próprio dono do negócio.

 Analista de BI

Este profissional tem funções muito parecidas com o Profissional de BI. Ele será, teoricamente, responsável por otimizar processos e transformar dados em informações visualmente úteis, sempre utilizando ferramentas apropriadas, como o Power BI.

A diferença entre ambos é que o analista de BI precisará ter uma visão melhorada sobre tudo o que envolve tecnologia e, preferencialmente, também do negócio da empresa em questão. Este profissional precisará, igualmente, aprender Power BI em um curso profissionalizante.

Outros usuários de Power BI

Pela própria diversificação do segmento de BI, diferentes usuários podem fazer uso do Power BI.

Assim sendo, profissionais de diversas áreas como Administração, Ciências Contábeis, Matemática, Economia, Tecnologia da Informação (TI), etc., podem fazer um curso de Power BI com certificado e utilizarem a ferramenta em suas respectivas áreas de atuação.

Apesar de não ser usual, usuários comuns também podem precisar do Power BI, dependendo de sua atividade principal.

Em tese, o Power BI é uma ferramenta mais voltada ao mundo corporativo, compreendendo o tratamento de um grande volume de dados e de diferentes fontes, o que já não é possível com o Excel, por exemplo.

No entanto, mesmo neste caso, é absolutamente recomendável um curso de Power BI, visando extrair da ferramenta o máximo de recursos possível.

Como se qualificar no Power BI

O profissional que fará uso do Power BI, mais especificamente o profissional de Business Intelligence, precisa estar devidamente antenado com as novas necessidades do mundo corporativo bem como das novas tecnologias e recursos que surgem a cada dia.

É uma área que não para de crescer nacional e internacionalmente, e o mercado tem requisitado cada vez mais profissionais qualificados e devidamente certificados em Power BI.

Existem muitos cursos de Power BI, inclusive curso de Power BI online que facilita bastante a vida do aluno, uma vez que não terá, necessariamente, que se deslocar fisicamente até a escola para aprender, o que representa um ganho de tempo enorme.

É importante observar se é um curso de Power BI com certificado e se o mesmo possui a qualidade de ensino esperado, garantindo uma melhor profissionalização.

Torne-se um especialista em Power BI!

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft que mais cresce no mercado nos últimos anos.

Atualmente ela é a líder no segmento, superando concorrentes diretos como Tableau e Qlik.

Hoje as empresas já vêm exigindo conhecimento em Power BI como pré-requisito para vagas de emprego.

Por isso aprender Power BI é tão essencial para você de destacar no mercado de trabalho.

Olha só que saiu na mídia:

noticia sobre power bi

noticia sobre power bi

Aprenda com quem é especialista em Power BI

Aqui no Brasil Rogério Borges é um dos maiores especialistas em Microsoft Power BI.

Ele já treinou equipes de empresas como 3MRecofarma (Coca Cola)Yamaha MotorsInfo Store e outras.

Rogério desenvolveu um treinamento de power BI completo: o Curso Power BI sem enrolação, que pode ser feito 100% online e com toda supervisão do especialista.

Conheça as Vantagens do Curso de Power BI sem enrolação:

vantagens do curso de power biLinguagem simples

vantagens do curso de power biInclui projeto do Zero (passo a passo de como implementar o Power BI)

vantagens do curso de power biCurso Objetivo

vantagens do curso de power biMercado de trabalho aquecido

vantagens do curso de power biMaiores chances de emprego ou promoção

Clique no botão abaixo para aprender Power BI sem enrolação.

quero aprender Power BI

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.