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Qual a diferença entre revenda e concessionária?

Qual a diferença entre revenda e concessionária?

Qual a diferença entre revenda e concessionária?

Você sabe qual a diferença entre uma concessionária e uma revenda de veículos? É preciso entender que esses estabelecimentos atuam tanto na compra e venda como no financiamento de veículos.

Quando pretendemos comprar um carro, geralmente procuramos uma loja de veículos, concessionária ou mesmo uma revenda. No entanto, a diferença entre estes estabelecimentos nem sempre é transparente para o cliente e menos ainda para quem pretende iniciar um novo negócio neste segmento.

Apesar de parecidas, cada um destes estabelecimentos possui pequenas particularidades que os diferenciam entre si e, justamente por isso, possuem nomenclaturas diferentes.

Neste artigo, vamos entender melhor as principais diferenças entre uma revenda de veículos e uma concessionária, bem como saber como ganhar dinheiro com venda de carros. Confira.

 

 

O que é uma revenda de veículos?

As revendedoras, quando comparadas às concessionárias, contam com uma maior liberdade na compra e venda de veículos, principalmente no que se refere à variedade de marcas, modelos e garantias.

Além disso, as próprias definições de taxas de juros, financiamentos, forma de pagamento, etc., não precisam, necessariamente, seguir os padrões geralmente utilizados pelas concessionárias.

Na revenda, pode ocorrer do veículo ser comercializado no estado, ou seja, o revendedor não se obriga a oferecer garantias mecânicas ou estruturais. Isto garante, em termos, um menos preço ao consumidor final.

Lembrando que, mesmo nestes casos, este revendedor, bem como o consumidor, precisam observar os requisitos previstos no Código de Defesa do Consumidor – lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 que prevê, entre outras coisas, que qualquer produto usado comercializado por uma empresa jurídica, seja lá quem for, existe uma garantia de três meses para o produto em questão.

Há ainda as revendas exclusivas via internet. Neste caso, as multimarcas atuam como intermediadoras onde o proprietário do veículo deixa o mesmo na revendedora, com prévia autorização para venda.

Tal empresa, por sua vez, não será proprietária do veículo e sim uma espécie de intermediadora do negócio, cobrando uma comissão respectiva quando houver a comercialização do automóvel.

Muitos destes veículos, inclusive, são disponibilizados por concessionárias, que pegam o automóvel do antigo proprietário como parte do pagamento em um veículo zero quilômetro e disponibilizam o seminovo para as revendas, que atuarão como intermediadoras.

 

O que é uma concessionária de veículos?

O princípio básico de uma concessionária e que a diferencia bastante de uma revenda é que esta comercializa veículos de uma única marca, ou de um único fabricante.

Muitas destas concessionárias, inclusive, podem ser de propriedade da marca ou, por outro lado, ser propriedade de um empresário que trabalha com várias marcas. Elas também podem oferecer, por vezes, serviços complementares como consertos, seguros de automóveis e até guinchos.

Em termos de financiamento, é comum que as concessionárias trabalhem com uma única financiadora, muitas vezes do próprio fabricante, apesar de também não ser uma regra.

Outro diferencial é que todos os seus veículos, zero quilômetro ou não, possuem garantias mecânicas, estruturais e de procedência. Algumas concessionárias também trabalham com veículos usados, considerando veículos com menos de dez anos de uso.

 

Concessionária ou revenda? Qual o melhor para trabalhar?

Em termos de negócio, existem diversos fatores que precisam ser observados, tanto para se trabalhar com uma concessionária, como para se trabalhar numa revendedora. Há de considerar aqui ainda que a internet impulsionou significativamente este mercado.

Embora muitas pessoas acreditem que o mercado de venda de automóveis é um tanto arriscado, é fato também que muitas pessoas começaram a ganhar dinheiro com a venda de veículos nos últimos tempos.

Isso porque é um mercado que costuma descer e subir frequentemente e nem sempre está atrelado à economia de um país, principalmente no caso dos usados.

No caso de uma concessionária, o empreendedor pode optar por ser um franqueado da marca. Isto lhe dará vantagens competitivas de mercado bem interessantes, afinal, estará representando uma marca específica de veículos. De certa forma, todo o marketing já vem previamente constituído.

No entanto, por outro lado, fica totalmente “engessado” às regras previstas e impostas pelo fabricante, tanto em questões de financiamento, garantias, peças de reposição, qualidade de serviços, venda de seminovos, entre outros.

Já na revenda, o empreendedor terá total liberdade na comercialização de seus veículos, podendo ou não oferecer uma garantia estendida na venda dos mesmos, por exemplo. Fica livre também para outras opções mais atrativas de financiamento e até de serviços.

Pode atuar também tanto com uma loja física como na internet, ou até ambos e não é obrigado, necessariamente, a oferecer garantias pelos veículos comercializados no estado em que se encontram, respeitando sempre o que rege o CDC.

Em contrapartida, podem ter certas dores de cabeça ao revender veículos que apresentem defeitos posteriores. O empreendedor, no caso de uma revenda, precisa ter máxima observância quanto à procedência e estado geral dos veículos adquiridos, para não cair em verdadeiras ciladas ao revende-los.

No caso de ser necessário uma revisão, conserto ou algo do tipo, o valor final comercializado pode não ser tão vantajoso pois, em teoria, os veículos de uma revenda possuem valores abaixo dos de mercado.

 

Saiba como ganhar dinheiro com venda de carros

Antes de pensar e principalmente se decidir entre uma concessionária e uma revenda, se o seu negócio são carros, ser apaixonado por eles não é o suficiente, assim como saber sobre mecânica e da estrutura dos veículos.

Você precisa conhecer o mercado, a metodologia envolvida e alguns macetes importantes relativos a este tipo de negócio. Certos conhecimentos são adquiridos na prática, o que pode te levar à erros e consequentemente sérios prejuízos.

Assim, o aconselhável é mesmo que você adquira estes conhecimentos antes de abrir seu negócio, através de um curso específico de venda de carros que venha trazer embasamento ao mesmo e, principalmente, maiores conhecimentos sobre a matéria para você.

Nas franquias e concessionárias, este tipo de conhecimento nem sempre é fornecido pela franqueadora detentora da marca. No caso das revendas, ter um curso que lhe traga conhecimentos sólidos e prévios sobre este mercado, é de suma importância.

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