Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Negócios megacursos

Qual a diferença de Power BI e Excel?

Qual a diferença de Power BI e Excel?

Qual a diferença de Power BI e Excel?

O Power BI é uma ferramenta ideal para Dashboards, KPIs e um melhor visualizador de dados, já o Excel é basicamente um editor funcional de planilhas.

O Excel é uma das ferramentas mais antigas da Microsoft e durante anos foi e ainda é utilizada em larga escala por muitas empresas, devido mesmo à sua vasta funcionalidade, podendo gerar gráficos e planilhas interpretativas de grande valia.

No entanto, o Power BI surgiu como uma ferramenta inovadora e que não tem, fundamentalmente, a função de substituir o Excel, muito pelo contrário, ambas as ferramentas são igualmente usuais, mas com funções teoricamente distintas, principalmente no que diz respeito ao resultado final esperado.

Aqui, neste artigo, você irá entender melhor o que é e qual a destinação do Power BI, as principais diferenças entre o Power BI e o Excel e como se profissionalizar para utilizar a ferramenta. Confira.

O que é o Power BI?

O Power BI é uma importante ferramenta criada pela Microsoft e que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas ao redor do mundo. Por isso mesmo, profissionais experts em Power BI estão sendo muito requisitados pelas organizações.

A ferramenta disponibiliza aos usuários uma maneira mais fácil e prática de analisar, agregar, compartilhar e visualizar uma grande quantidade de dados, de diferentes origens, inclusive do próprio Excel.

Apesar de muito parecido com os recursos oferecidos pelo Excel, o Power BI é bem mais ágil e assertivo, além de ter uma usabilidade muito maior, sendo possível realizar análises aprofundadas de dados, gerando dashboards e relatórios muito mais precisos e de fácil interpretação.

Além disso, o Power BI é significativamente mais ágil, carrega funções estatísticas e cálculos bem mais amplificados, consegue produzir uma recombinação de campos bem mais assertiva, além de insights mais precisos, funcionais e relevantes, principalmente quando comparado ao Excel.

É fundamentalmente uma ferramenta de BI – Business Intelligence da Microsoft e basicamente voltada ao universo empresarial. Por outro lado, o uso do Power BI não extingue, necessariamente, o do Excel.

Qual a diferença de Power BI e Excel?

Que são diferentes a gente já sabe, mas quais são estas diferenças? Como a maioria das ferramentas da Microsoft, o Power BI também é bastante intuitivo, carregando consigo muitos dos principais itens de menu como as demais ferramentas da marca.

Por outro lado, como possui uma gama muito maior de funções, o Power BI exige um conhecimento mais aprofundado, profissionalmente falando, para que sua total usabilidade seja devidamente aproveitada.

Apesar das semelhanças entre o Excel e o Power BI, uma maior modernidade e eficácia estão, definitivamente, do lado do segundo modelo. Vamos conferir agora 7 diferenças que irão favorecer, indiscutivelmente, o uso do Power BI:

1º. Propriedades de armazenamento de dados

É sabido que um dos maiores benefícios do Power Bi é sim a sua grande capacidade de armazenamento de dados e compactação de arquivos, tudo de uma forma bem ágil e com total precisão. Ou seja, você não perde dados neste processo.

O Excel não consegue, em sua essência, processar este volume de dados de forma tão precisa e agilizada. Como o Power BI não necessita agregar grandes conjuntos de dados, por consequência, não requer maiores espaços de armazenamento nos equipamentos ou mesmo na nuvem.

Em outras palavras, armazena grandes volumes de dados sem, no entanto, ocupar muito espaço.

2º. Dashboards muito mais intuitivas

Dashboards mais intuitivas representam maior precisão de dados, mais agilidade e, consequentemente, melhores performances e tomadas de decisão muito mais rápidas e igualmente precisas e o Power BI é campeão nestes dashboards

Com a grande otimização de tempo, o Power BI sai na frente mais uma vez em relação ao Excel. Sua equipe ganha tempo, podendo se dedicar em outros projetos da empresa, e a gestão também, pois poderá tomar decisões assertivas muito mais rapidamente.

3º. Armazenamento de dados em nuvem

É outra facilidade do uso do Power BI, sendo muito mais rápido e fácil compartilhar dados através da nuvem. Com o Excel, o processo seria muito mais demorado e trabalhoso, uma vez que os arquivos precisariam ser enviados com uma densidade muito maior e via e-mail, por exemplo.

Com o Power BI, todo este processo é instantâneo, por meio da nuvem segura da própria Microsoft, automatizando todas as atualizações de dados processados em sua empresa. Lembrando que estamos falando aqui de arquivos com um grande volume de dados.

Desta forma, relatórios, insights e dashboards seriam divulgados e compartilhados em nuvem muito mais rapidamente, sem risco de imprecisão de informações, podendo ser vistos por qualquer usuário da organização ao redor do mundo a partir de qualquer dispositivo conectado na web.

4º. A questão da segurança

É mais uma funcionalidade do Power Bi, pois a ferramenta também conta com inúmeros recursos que permitem ao usuário trabalhar com segurança em nível de linha (RLS). Já o Excel, como não consegue suportar arquivos excessivamente grandes, não possui tal funcionalidade.

O RLS, basicamente, filtra o acesso dos usuários e reduz drasticamente possíveis vazamentos de dados, ou seja, segurança máxima e confiabilidade de dados e informações disponibilizadas.

5º. Facilidade no cruzamento de dados

Como o Power BI trabalha com um grande volume de dados e de diferentes origens, ele também consegue usualmente cruzar todas estas informações. O resultado é uma análise mais precisa para quem está trabalhando em um projeto específico.

6º. Maior velocidade

Seja pela velocidade de processamento e absorção de dados, seja pela própria automatização de tarefas, o Power BI se mostra muito mais rápido e eficiente, representando um ganho de tempo significativo. Na evolução de grandes projetos, isto pode representar inclusive uma redução de custos operacionais.

7º. Power BI: muito mais assertivo

Em se considerando uma volumosa quantidade de informações à serem processadas e interpretadas, o Power Bi consegue realizar análises profundas de todos estes processos e dados com muito mais assertividade.

O Excel exige muito mais atenção no manuseio manual dos dados, ficando mais suscetível a erros. Sendo assim, as chances de errar são muito menores quando se utiliza a ferramenta Power BI.

Menos erros, dados mais coesos, precisos e confiáveis.

Profissionalizando-se em Power BI

Como já dissemos, grandes organizações empresariais mundo a fora estão frequentemente em busca de profissionais especializados em Power BI. Diante disso, o mercado de trabalho em TI e Business Intelligence cresceu muito nos últimos anos.

E não é difícil aprender sobre a ferramenta. Basta seguir um curso específico em Power BI via web, facilitando o aprendizado, pois você poderá aprender em suas horas livres e certificando-se profissionalmente, abrindo portas de trabalho bastante rentáveis.

Torne-se um especialista em Power BI!

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft que mais cresce no mercado nos últimos anos.

Atualmente ela é a líder no segmento, superando concorrentes diretos como Tableau e Qlik.

Hoje as empresas já vêm exigindo conhecimento em Power BI como pré-requisito para vagas de emprego.

Por isso aprender Power BI é tão essencial para você de destacar no mercado de trabalho.

Olha só que saiu na mídia:

noticia sobre power bi

noticia sobre power bi

Aprenda com quem é especialista em Power BI

Aqui no Brasil Rogério Borges é um dos maiores especialistas em Microsoft Power BI.

Ele já treinou equipes de empresas como 3MRecofarma (Coca Cola)Yamaha MotorsInfo Store e outras.

Rogério desenvolveu um treinamento de power BI completo: o Curso Power BI sem enrolação, que pode ser feito 100% online e com toda supervisão do especialista.

Conheça as Vantagens do Curso de Power BI sem enrolação:

vantagens do curso de power biLinguagem simples

vantagens do curso de power biInclui projeto do Zero (passo a passo de como implementar o Power BI)

vantagens do curso de power biCurso Objetivo

vantagens do curso de power biMercado de trabalho aquecido

vantagens do curso de power biMaiores chances de emprego ou promoção

Clique no botão abaixo para aprender Power BI sem enrolação.

quero aprender Power BI

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.