Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Negócios megacursos

Porque Estudar Business Intelligence?

As ferramentas e a tecnologia de BI permitem hoje coletar, organizar e analisar rapidamente uma grande quantidade de dados. Uma destas ferramentas é o Power BI, da Microsoft.

Já faz algum tempo que as organizações não mais trabalham com base unicamente na intuição e experiência de seus gestores. Isso é facilmente percebido devido à própria velocidade da informação, que é muito alta para que qualquer pessoa possa administrar apenas por conta própria.

É daí que surge a real necessidade de uma especialização em Business Intelligence. Na atualidade, administrar sem os conceitos de BI pode representar um sério risco à organização. O BI une análises empresariais, mineração e visualização de dados, ferramentas/infraestrutura e muito mais.

Tudo isso com um único intuito: auxiliar as organizações a tomarem decisões a partir de bases sólidas, impulsionadas por dados. Neste artigo, você vai entender melhor o que é business intelligence (BI), suas principais ferramentas e sua real importância para a maioria das empresas. Confira.

O Que é Business Intelligence (BI)?

O que é Business Intelligence

O que é Business Intelligence

O conceito básico de business intelligence (BI) pode ser definido como sendo uma análise aprofundada da experiência do usuário e também do mercado como um todo, viabilizando a tomada de decisões por parte dos gestores.

Decisões mais assertivas com certeza irão garantir maiores chances à organização de gerar bons resultados, aumentando a própria competitividade e longevidade da mesma.

De uma forma menos didática, podemos afirmar que o BI será responsável por entender o passado e o presente de uma organização e, desta forma, fomentar condições mínimas para se prever os impactos futuros de todas as decisões estrategicamente tomadas no hoje.

Isso só é possível através de uma aprofundada análise de dados, pois serão estes que darão combustível para que gestores consigam entender melhor o passado e o presente, estimando assim o futuro.

Vale ressaltar que tanto para as análises, estimativas como para o próprio processamento dos dados, se faz necessário certas habilidades técnicas tanto de programação, banco de dados, visualização, estatística, ferramentas, etc., como de análises performáticas de resultados.

 

Porque Estudar Business Intelligence?

A própria necessidade atual do mercado já responde à esta pergunta. Cada vez mais, mais e mais empresas buscam profissionais experts em BI que possam suprir suas necessidades técnicas do negócio, propiciando decisões mais assertivas por parte dos gestores.

 

O BI não se faz sozinho. É necessário a utilização de recursos, ferramentas tecnológicas, bancos de dados específicos, entre outros, para que o BI possa verdadeiramente entregar resultados, resultados estes incontestáveis e em tempo real.

A especialização em Business Intelligence tem ganhado cada vez mais destaque, principalmente quando consideramos os avanços tecnológicos dos últimos tempos e a possibilidade de se adotar esse tipo de prática também em empresas menores.

Engana-se quem pensa que trabalhar com dados para conseguir um substancial melhora no desempenho empresarial é um privilégio apenas das multinacionais.

Isto posto, é perceptível uma demanda cada vez maior nessa área, mas não entenda isso como sendo um mercado fácil, muito pelo contrário, ele é bastante concorrido e, assim sendo, quanto mais você se profissionalizar, melhores serão suas chances.

Experiência também conta, claro, mas é importante também buscar sempre novas formações que venham agregar mais ao seu trabalho.

 

O que Faz um Profissional de BI?

O profissional de BI pode vir a trabalhar em diversas e diferentes frentes. O que guardam de comum, basicamente, é o fato de que em qualquer uma destas frentes este profissional deverá ter e desenvolver cada vez mais o seu perfil analítico.

Para se trabalhar nesta área de dados é recomendável ter alguma noção de programação, banco de dados, ferramentas de análise e visualização como o Power BI, por exemplo, e de estatística.

Atualmente existem uma gama bem grande de cursos profissionalizantes online de excelente qualidade, alguns até gratuitos e outros de baixo custo, o que significa que não será necessário gastar fortunas para se tornar um profissional de Business Intelligence.

 

O Que é Necessário Para se Tornar um Profissional de BI?

Profissionalização é a palavra da vez, para quem pretende ser um profissional de BI. Por ser uma profissão altamente multidisciplinar, passando por áreas de tecnologia, administração, estatística, lógica, matemática, entre muitas outras, ter uma formação abrangente será com certeza mais útil.

Isso porque você poderá trabalhar e lidar com organizações e vários setores diferentes e terá que igualmente se adaptar aos mesmos, daí a importância de uma maior flexibilidade do profissional de BI, além de uma ótima comunicação.

Mas fique tranquilo, afinal, a maioria destas qualidades podem ser facilmente desenvolvidas, através de um aprendizado mais aprofundado da matéria. Aliás, ter uma formação como especialista em BI pode ser considerado um passo fundamental para a sua carreira como profissional da área.

E você não estará sozinho, pois a tecnologia é uma aliada poderosa, fornecendo ferramentas igualmente fundamentais e que irão lhe ajudar muito, além de inúmeras técnicas específicas da área.

Apesar dos prováveis desafios para se tornar um profissional em BI, a carreira para essa área é demasiadamente promissora, onde os profissionais já formados e com certa expertise em Business Intelligence tendem a receber salários significativamente mais altos, a nível executivo.

Em alguns casos, estes profissionais chegam até a se tornarem sócios da empresa.

As Ferramentas Para BI

Uma das ferramentas que vêm sendo cada vez mais solicitada e utilizada em Business Intelligence é, sem dúvida alguma, o Power BI. O Power BI é um software da Microsoft que possui a funcionalidade de processar um grande volume de dados, geralmente de diferentes fontes de origem.

O objetivo principal da ferramenta é fornecer visualizações mais interativas e recursos de business intelligence com uma interface bem simples e de fácil análise e interpretação, para que os usuários finais possam criar seus próprios relatórios e dashboards.

Estes relatórios e dashboards servirão como fundamento para as tomadas de decisão por parte de gestores e administradores das organizações. A própria definição de Power BI da Microsoft diz:

“O Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas.”

Apesar de ser uma ferramenta relativamente intuitiva, como a maioria dos softwares da Microsoft, a plena utilização de todos os recursos do Power BI exigirá um aprendizado profissionalizante, garantindo assim os melhores resultados finais.

Torne-se um especialista em Power BI!

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft que mais cresce no mercado nos últimos anos.

Atualmente ela é a líder no segmento, superando concorrentes diretos como Tableau e Qlik.

Hoje as empresas já vêm exigindo conhecimento em Power BI como pré-requisito para vagas de emprego.

Por isso aprender Power BI é tão essencial para você de destacar no mercado de trabalho.

Olha só que saiu na mídia:

noticia sobre power bi

noticia sobre power bi

Aprenda com quem é especialista em Power BI

Aqui no Brasil Rogério Borges é um dos maiores especialistas em Microsoft Power BI.

Ele já treinou equipes de empresas como 3MRecofarma (Coca Cola)Yamaha MotorsInfo Store e outras.

Rogério desenvolveu um treinamento de power BI completo: o Curso Power BI sem enrolação, que pode ser feito 100% online e com toda supervisão do especialista.

Conheça as Vantagens do Curso de Power BI sem enrolação:

vantagens do curso de power biLinguagem simples

vantagens do curso de power biInclui projeto do Zero (passo a passo de como implementar o Power BI)

vantagens do curso de power biCurso Objetivo

vantagens do curso de power biMercado de trabalho aquecido

vantagens do curso de power biMaiores chances de emprego ou promoção

Clique no botão abaixo para aprender Power BI sem enrolação.

quero aprender Power BI

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.