Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Negócios megacursos

O que têm em comum entre o Excel e o Power BI?

O que têm em comum entre o Excel e o Power BI?

O que têm em comum entre o Excel e o Power BI?

Existem várias maneiras pelas quais os usuários do Excel economizam tempo com o Power BI. Funcionalidades avançadas promovem esta economia, viabilizando os processos empresariais.

Power BI ou Excel, qual a diferença? Todos os dias profissionais de diferentes áreas se fazem esta mesma pergunta e, a bem da verdade, não é de se estranhar que ela surja. O Excel é uma ferramenta da Microsoft muito usual, prática e eficiente.

No entanto, ele apresenta algumas limitações principalmente quando comparado com o Power BI, que também é uma ferramenta da Microsoft, mas muito mais poderosa em termos práticos. Ambas, em tese, possuem quase que a mesma funcionalidade.

Vamos entender melhor o que o Excel tem em comum com o Power BI e quais estas funcionalidades que podem fazer toda a diferença no final. É o que trataremos aqui, neste artigo. Acompanhe.

O que é o Power BI?

O que é o Power BI?

O que é o Power BI?

Antes de falarmos do que eles têm em comum e de suas diferenças, é preciso primeiro saber bem o que é o Power BI e ao que ele se destina.

De uma forma bem resumida, o Power BI nada mais é do que uma importante ferramenta de análise de dados (Business Intelligence) da Microsoft que veio para revolucionar o processamento de grandes volumes de dados.

Absorvendo e tratando dados de diferentes fontes, inclusive do próprio Excel, o Power BI trabalha de forma conjunta para tornar estas fontes de dados todas, inicialmente não relacionadas, em dados interativos, coerentes e de fácil interpretação e visualização.

A nível de gestão, isso é uma verdadeira revolução, conseguindo, através do Power BI, ter uma visão bem mais ampla de tudo que acontece na organização.

Apesar de relativamente intuitiva, a ferramenta Power BI pode exigir um certo treinamento e conhecimento prévios de quem a opera, sendo aconselhável cursos relacionados para uma melhor e mais completa utilização do software.

 

Entendendo um pouco mais do Excel

O Excel já é “velho de casa”. É sim uma importante ferramenta, que faz parte do Pacote Office da Microsoft. Ele basicamente se define como sendo um tipo de aplicação de planilhas que armazenam dados na forma de linhas ou de colunas.

Conta com uma grande variedade de ferramentas e aplicações, propiciando transformar dados em informações de mais fácil interpretação, auxiliando ainda na organização de todos estes dados.

Também é intuitivo, como a maior parte dos aplicativos Office, mas pode exigir também um nível técnico mais avançado para a utilização de todos os seus recursos, visando um melhor aproveitamento das funcionalidades da ferramenta.

 

O que tem em comum entre Excel e Power BI?

Podemos afirmar que o que eles mais têm em comum é sim a tratativa de um grande volume de dados, bem como a resposta final que ambos proporcionam: relatórios mais facilmente interpretáveis e de mais fácil visualização.

Diante desta definição, ainda perdura a dúvida: qual utilizar?

A resposta à esta questão só poderá ser dada pela própria necessidade da organização. Como já dissemos, o Power Bi consegue trabalhar com um volume muito maior de dados e de diferentes fontes de origem, o que já não ocorre tão facilmente com o Excel.

No entanto, o Power BI fatalmente requisitará treinamento, para uma melhor utilização da ferramenta, o que nem sempre ocorre com o Excel. Assim sendo, fizemos um breve comparativo entre ambas as ferramentas, para uma melhor visualização dos benefícios de uma e outra. Confira:

 

Power BI Excel
Duplicação de Tabelas Não Sim
Aplicações Finais Permite dashboards, alertas, KPIs e uma melhor visualização de dados finais. Não se conecta a um modelo de dados e não possui modelos de quadros avançados.
Formato das Tabelas Não é muito funcional Mais prático
Relatórios Melhores Modelos de Relatórios Visualmente menos aplicável com relação ao Power BI
A Filtragem Cruzada Possui filtragem cruzada avançada entre planilhas Não possui filtragem cruzada entre planilhas
Velocidade Mais rápido com grande volume de dados Velocidade inferior na tratativa de dados
As Ferramentas dos SWs Possui o conceito de Business Intelligence, possibilitando uma melhor análise de dados, possuindo abas, ferramentas e botões que facilitam a importação e o tratamento de altos volumes de dados e de diferentes fontes. Não possui o conceito Business Intelligence e é bem mais limitado em relação ao tratamento de um grande volume de dados. Não absorve bem dados de diferentes fontes.
Flexibilidade Configurações de conjuntos de dados e de relatórios avançadas Limitadas configurações de conjuntos de dados e de relatórios
A Popularidade do SW Menos popular Mais popular
Dashboard Avançados Limitados
Disponibilidade de Relatórios Avançado para vários grupos de usuários Limitados para um grupo específico de usuários
Tipos de Análises Finais Permite a análise mais profunda e complexa de dados. Indicado para entregas mais urgentes e direcionadas, em que não se faz necessário análises mais profundas de dados.
O Propósito Final Análise de dados mais profunda e complexa de diferentes fontes e de um grande volume. Análise de dados básica e simplificada. Volume de dados menor e de fontes únicas.

 

Conclusões finais

Com certeza, após o quadro comparativo acima, ficou um pouco mais fácil dizer qual software atende melhor à suas necessidades, não é mesmo? Ambas as ferramentas são muito úteis e como já afirmamos aqui possuem destinações muito parecidas.

A análise prévia de uma e de outra é importante para que você não tenha uma ferramenta que não venha atender plenamente suas necessidades ou, ao contrário, uma ferramenta além das mesmas, o que representaria custos de aquisição e treinamento desnecessários.

Por conta da própria alta competitividade dos mercados, hoje em dia não existem mais espaços para decisões baseadas apenas em “achismos”, onde é imprescindível ter um melhor conhecimento prévio das ferramentas e recursos que serão utilizados nas organizações.

O Excel supre bem a demanda de análises de dados em menor volume, principalmente de fontes únicas e, de certa forma, pode até atender bem suas necessidades.

No entanto, o Power BI já é uma ferramenta muito mais poderosa para a análise de grandes volumes de dados obtidos, garantindo, ao final, uma melhor assertividade nas tomadas de decisão.

Como já dissemos, é altamente recomendável um curso ou treinamento de Power BI, para que sua utilização seja verdadeiramente plena, bem como de todos os seus inúmeros recursos funcionais.

Torne-se um especialista em Power BI!

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft que mais cresce no mercado nos últimos anos.

Atualmente ela é a líder no segmento, superando concorrentes diretos como Tableau e Qlik.

Hoje as empresas já vêm exigindo conhecimento em Power BI como pré-requisito para vagas de emprego.

Por isso aprender Power BI é tão essencial para você de destacar no mercado de trabalho.

Olha só que saiu na mídia:

noticia sobre power bi

noticia sobre power bi

Aprenda com quem é especialista em Power BI

Aqui no Brasil Rogério Borges é um dos maiores especialistas em Microsoft Power BI.

Ele já treinou equipes de empresas como 3MRecofarma (Coca Cola)Yamaha MotorsInfo Store e outras.

Rogério desenvolveu um treinamento de power BI completo: o Curso Power BI sem enrolação, que pode ser feito 100% online e com toda supervisão do especialista.

Conheça as Vantagens do Curso de Power BI sem enrolação:

vantagens do curso de power biLinguagem simples

vantagens do curso de power biInclui projeto do Zero (passo a passo de como implementar o Power BI)

vantagens do curso de power biCurso Objetivo

vantagens do curso de power biMercado de trabalho aquecido

vantagens do curso de power biMaiores chances de emprego ou promoção

Clique no botão abaixo para aprender Power BI sem enrolação.

quero aprender Power BI

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.