Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Beleza megacursos

O que é um cabeleireiro visagista?

O que é um cabeleireiro visagista

O que é um cabeleireiro visagista

Um cabelereiro visagista pode ser considerado um verdadeiro artista dos cabelos e afins, fazendo uso de um grande conjunto de técnicas que visam valorizar ainda mais a beleza, transmitindo a personalidade do cliente.

De fato, o mercado da beleza vem sofrendo uma verdadeira revolução com a chegada do visagismo e, pode-se afirmar, mais intensamente ainda com o cabeleireiro visagista.

Com certeza alguma vez na vida você já foi à um cabelereiro e o resultado final não ficou exatamente como você esperava, seja porque o corte não foi o ideal, a maquiagem não combinou com a cor dos cabelos ou mesmo as sobrancelhas não “casaram” com o resto do visual.

É exatamente neste ponto – ou antes de se chegar à esta decepção – que o visagismo entra em ação. Neste artigo, você vai entender um pouco mais das técnicas visagistas, qual o papel de um cabelereiro visagista e como se tornar um. Confira.

O que é o visagismo?

Antes mesmo de falarmos sobre o cabelereiro visagista, é importante que você entenda o que é e ao que se destina o visagismo. De uma forma resumida, o visagismo nada mais é do que a arte de criar uma imagem personalizada de uma pessoa.

Para tanto, o profissional visagista fará uma análise completo do rosto e da própria personalidade dos clientes, utilizando-se dos princípios da linguagem visual (harmonia e estética) e até comportamentais.

Para construir este novo visual personalizado, se utilizará da maquiagem, corte e coloração dos cabelos, estilização das sobrancelhas e, enfim, tudo o que compõe um rosto feminino.

A técnica surgiu nos anos 30 e busca encontrar e valorizar a beleza única da pessoa, considerando todos os fatores pertinentes como cor da pele, contorno do rosto, cabelos, feições, estilo de vida e personalidade, que conseguem refletir a própria identidade do indivíduo.

Seria o seu visual conseguindo refletir o seu modo de ser, a sua personalidade e o que você quer transmitir.

 

O profissional consultor visagista

O Consultor Visagista será o profissional responsável e devidamente capacitado para conseguir harmonizar a sua imagem, esteticamente falando. Assim, este profissional, após análises relacionadas, indicará o melhor corte de cabelo, a melhor maquiagem, sobrancelhas, etc.

A ideia é que você consiga atingir seu objetivo transmitindo a imagem correta, valorizando e estimulando ainda mais a sua beleza.

Este profissional pode estar também capacitado para realizar todas as alterações estéticas que se fizerem necessárias, sejam nos cabelos, maquiagem, sobrancelhas, etc., ou não.

O visagismo é uma técnica específica que pode estar tranquilamente associada à outras profissões estéticas, como cabelereiros, maquiadores, entre outros. Neste caso, o visagismo entraria como um importante complemento, agregando valor ao profissional.

 

O papel do cabelereiro visagista

Qual cor de cabelo combina com pele parda? E qual o corte ideal para quem usa franja? Cabelos curtos combinam em rosto redondo e gordinho? A franja vai bem para rosto oval? Como saber se um corte de cabelo curto combina comigo?

Estas e muitas outras perguntas relacionadas poderiam até passar desapercebidas por muitos cabelereiros, acostumados a simplesmente seguirem as opiniões de seus clientes, sem incrementar nada, sem sugerir nada.

E quando há uma sugestão, tanto o profissional cabelereiro como o próprio cliente correm o sério risco de um insucesso. Isso tudo, no entanto, não é falta de profissionalismo do cabelereiro e muito menos falta de opinião por parte do cliente.

Quando uma pessoa deseja sair do usual e se propõe à um visual mais radical, ela precisa da ajuda de um profissional para alcançar seus objetivos estéticos e, porque não dizer, pessoais.

Um cabeleireiro não possui recursos e muito menos informações suficientes para captar, entender e compreender esses desejos de suas clientes e, consequentemente, não terá como alcanças os objetivos propostos de mudança, correndo sim o risco de insucesso.

Mas um cabelereiro visagista tem este entendimento.

Como dissemos no item anterior, o visagismo entra como um importante complemento profissional. Assim, uma sugestão dada não seria uma mera “sugestão com base em opinião” e sim embasada em técnicas e análises visagistas específicas.

Deixa de ser apenas optativo e intuitivo para ser objetivo e prático. O cabelereiro visagista sabe entender todos os detalhes dos traços pessoais e emocionais de uma pessoa.

As técnicas visagistas lhe deram condições de análises inerentes como altura, formato do rosto, tamanho do nariz, pescoço, ombro, formato das sobrancelhas, volume dos seios, da personalidade e do próprio estilo de vida da pessoa.

Aí fica muito mais fácil entender qual mudança radical exatamente aquela cliente está desejando naquele momento, e o que pode ser alterado em seu visual sem desqualifica-lo e sim valorizando-o esteticamente. O risco de insucesso neste caso cai para quase 0%.

Além dos estudos e análises da personalidade do indivíduo, o cabelereiro visagista também considerará, entre outras coisas, o formato do rosto. Eles são oito no total, e cada um deles conta com suas próprias particularidades:

  1. Rosto oval;
  2. Rosto arredondado;
  3. Rosto retangular;
  4. Rosto quadrado;
  5. Rostos triangular invertido;
  6. Rosto losangular;
  7. Rosto hexagonal com a base reta;
  8. Rosto triangular.

 

Como me tornar um cabelereiro visagista?

Considerando que você já é um profissional cabelereiro, precisará apenas de um bom curso de visagismo, preferencialmente um que disponibilize certificação, o que lhe permitirá inclusive realizar consultorias visagistas.

Desta forma, além de se tornar um cabelereiro visagista, poderá atuar também em outros locais como spas, consultórios estéticos e muitos outros.

É importante sinalizar que mesmo em profissões fora da área da estética, os conhecimentos profissionais de um visagista também podem ser muito requisitados.

Isto posto, o visagismo irá agregar técnicas profissionais à profissão cabelereiro e ainda possibilitará atuar em outras frentes de trabalho, sempre relacionado a tudo o que for visual.

O profissional visagista vem sendo sim cada vez mais procurado, possibilitando altos ganhos e aumentando o leque de possibilidades de trabalho. Por isso, vale a pena investir em um bom curso de visagismo com certificação, garantindo um futuro profissional mais assertivo.

Torne-se um Visagista e conquiste uma Renda Extra!

Já pensou em atuar como Visagista nas horas vagas e ter uma renda extra de R$ 12 mil por mês ?

mercado da beleza e estética no Brasil é um dos melhores e maiores para se atuar.

Com a pandemia da Covid-19 muitos negócios e profissionais tiveram que se reinventar e recorrer ao mundo digital e, com isso, a busca por profissionais ligados à imagem pessoal cresceu muito.

Afinal de contas, “imagem” é tudo na Internet.

Com isso, a procura por visagistas (que é o profissional capaz de personalizar a imagem de uma pessoa) aumentou na mesma proporção, abrindo uma excelente oportunidade para quem deseja fazer uma renda extra com consultorias nesta área.

E o melhor de tudo é a facilidade de aprender esta nova profissão: basta um curso online, pela internet mesmo, através de seu celular, tablete ou computador.

Veja só esta matéria que saiu no portal do R7:

materia R7 visagismo profissao em alta

E esta que saiu no Portal dos Famosos:

materia portal famosos cresce procura por visagistas no brasil

E mais esta que saiu no Observatório dos Famosos:

matéria observatório dos famosos a importância da imagem neste mundo cada vez mais digital

Não fique aí parado, Torne-se um Visagista agora mesmo!

Veja as vantagens da profissão:

curso de visagismo vantagensPossibilita Ganhos de R$ 12 mil mensais ou mais trabalhando nas horas vagas!

curso de visagismo vantagensMercado de Trabalho aquecido: com a Covid a demanda por este profissional cresceu muito.

curso de visagismo vantagensPossibilita trabalhar nas horas vagas!

curso de visagismo vantagensVocê conquista uma nova profissão em poucas horas.

Clique no botão abaixo e conquiste uma Renda Extra como Visagista.

quero renda extra como visagista

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.