Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Negócios megacursos

O que é Power BI no Excel ?

Você sabia que usuários do Excel economizam muito tempo fazendo uso do Microsoft Power BI? Ambas ferramentas são consideradas poderosas e bem flexíveis.

O que é Power BI no Excel ?

O que é Power BI no Excel ?

Para quem já usa o Excel Online e é expert na ferramenta, com certeza já conhece ou pelo menos já ouviu falar no Power BI. Ambas as ferramentas tem muita coisa em comum, a começar que as duas são da Microsoft e, só por isso, já estão customizadas de forma parecida.

No entanto, o Power BI possui algumas funcionalidades bem mais poderosas, principalmente quando o assunto é o processamento de um grande volume de dados, geralmente organizacionais.

É possível afirmar ainda que o Power BI e o Excel, de certa forma, se completam e/ou se complementam. Neste artigo você vai entender melhor as diferenças entre Power BI e Excel, quais suas aplicações, cursos de Power BI e muito mais. Confira.

Entendendo o que estas ferramentas

power bi no excel

power bi no excel

Estamos falando de planilhas, relatórios, gráficos e processamento de dados? Então, estamos falando imediatamente de Excel e Power BI. Existem muitos conceitos irregulares quando falamos de ambas as ferramentas, individualizadas ou não.

Primeiro que, apesar de se complementarem de certa forma, é um erro pensar que ambas possuem as mesmas finalidades. Também é um conceito errôneo o de que o Power BI serve apenas para gerar planilhas e relatórios um tanto mais bonitos e caprichados.

O Excel faz parte do pacote Microsoft Office, tendo versões Excel Online e offline. Basicamente, é uma ferramenta para a aplicação de planilhas que armazenam dados sempre na forma de colunas ou linhas, contendo fórmulas, gráficos entre muitas outras ferramentas e funcionalidades.

Sua função principal é transformar dados em informações mais facilmente interpretadas, sendo uma ótima ferramenta para organização empresarial.

O Power BI é da Microsoft, mas não faz parte do Pacote Office, apesar de possuir algumas familiaridades como posicionamento de botões, menu, entre outras. Só que o Power BI é uma ferramenta de análise de dados (Business Intelligence) bem mais completa e complexa.

Consegue processar um imenso volume de dados, obtidos de diferentes fontes como nuvem, banco de dados relacionados, ferramentas de Big Data e, inclusive, o próprio Excel.

As Principais Diferenças Entre Power BI e o Excel

diferença entre power bi e excel

diferença entre power bi e excel

O Microsoft Power BI é uma ferramenta considerada atualmente quase que indispensável para muitas organizações mundo a fora. Ela é capaz de trabalhar, ao mesmo tempo, com mais de 90 fontes de dados diferentes.

Ao processá-los, a ferramenta cria automaticamente diversos relatórios interativos e em tempo real, além de inúmeros painéis visuais totalmente personalizados, também chamados de Dashboards.

Esses relatórios e dashboards formarão bases fundamentais de análises, compreensão e insights para a organização, facilitando e viabilizando a tomada de decisão e a visão em tempo real do que acontece na empresa. Lembrando que todos estes resultados são ainda facilmente compartilhados.

O Microsoft Office Excel é uma ferramenta também muito utilizada por inúmeras empresas, mas, principalmente quando comparada com o Power BI, possui diversas limitações.

Ele basicamente trabalha, como já dito, em um sistema de linhas e colunas, possuindo diversas operações matemáticas, fórmulas e possibilidades de formatação que também viabilizam a análise de dados, só que em um número bem menor.

Além disso, o Power BI trabalha diretamente com Big Data, o que lhe permite ter uma velocidade de processamento infinitamente maior, podendo manipular um volume grande de dados e de diferentes origens.

Isso já não é possível com o Excel online ou offline.

Breve Comparativo entre as duas ferramentas

Power BI

  • Não permite apresentar tabelas duplicadas;
  • É a ferramenta ideal para Dashboards, alertas, KPIs e visualizações de dados finais;
  • Possui modelos de relatórios mais caprichados que facilitam a interpretação;
  • Executa filtragem cruzada de dados;
  • Maior velocidade de carregamento, já considerando volumosa quantidade de dados;
  • Configurações dos conjuntos de dados e de relatórios bem mais avançado;
  • Possibilita a fácil construção de dashboards.

Excel

  • Permite a duplicação de tabelas;
  • Não consegue se conectar a um modelo de dados;
  • Gera relatórios mais simples e comuns;
  • Não conta com uma filtragem cruzada entre planilhas avançadas;
  • Velocidade de carregamento menor, bem como o volume de dados processados;
  • Configurações dos conjuntos de dados e de relatórios não muito flexíveis e/ou limitados;
  • Possui limitações na construção de dashboards.

Curso de Power BI: Profissionalização

A Microsoft possui diversos softwares, principalmente os ligados ao chamado Pacote Office, que se distinguem bastante quanto às suas funcionalidades. Talvez até seja possível afirmar que alguns deles não requeiram uma profissionalização, por tão intuitivos que são.

Seja como for, as ferramentas consideradas mais complexas, faz-se necessário sim ao menos um curso básico de profissionalização, como no caso do próprio Excel que, apesar de ser usual e até bastante intuitivo, possui funções mais complexas que pedem um aprendizado prévio.

Isso acontece também com outras ferramentas como o PowerPoint, o Access e até mesmo o Microsoft Word. Apesar de conterem tutoriais autoexplicativos que ajudam bastante, principalmente para os usuários mais leigos e iniciantes, contam também com outras funções mais complexas que requerem um aprendizado.

Com o Power BI, a história contada acima é muito parecida, mas, no entanto, por ser uma ferramenta que representa uma verdadeira coleção de serviços e aplicativos diversos que trabalham de uma forma conjunta para conseguir tratar grande volume de dados, um curso de Power BI se torna indispensável.

Além disso, um curso Power BI com certificado pode abrir portas na carreira profissional muito mais facilmente, uma vez que é uma ferramenta atualmente muito buscada pela maioria das empresas.

E se tentando fazer uma comparação rápida, não é possível entender a usabilidade do Power BI com a de um Excel ou o Word, por exemplo. Didaticamente e, em questão de suas próprias funcionalidades, o Power BI não pode e não deve ser manuseado apenas com base em tutoriais.

É intuitivo? Em partes, podemos considerar que sim, mas um treinamento Power BI vai garantir ao usuário da ferramenta o acesso a todos os seus recursos e funções disponibilizados pelo Microsoft Power BI.

A consequência disso será um trabalho final entregue com melhores resultados, maior qualidade e confiabilidade de dados ali processados, o que é muito importante para quem precisa e se utiliza do Power BI.

Torne-se um especialista em Power BI!

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft que mais cresce no mercado nos últimos anos.

Atualmente ela é a líder no segmento, superando concorrentes diretos como Tableau e Qlik.

Hoje as empresas já vêm exigindo conhecimento em Power BI como pré-requisito para vagas de emprego.

Por isso aprender Power BI é tão essencial para você de destacar no mercado de trabalho.

Olha só que saiu na mídia:

noticia sobre power bi

noticia sobre power bi

Aprenda com quem é especialista em Power BI

Aqui no Brasil Rogério Borges é um dos maiores especialistas em Microsoft Power BI.

Ele já treinou equipes de empresas como 3MRecofarma (Coca Cola)Yamaha MotorsInfo Store e outras.

Rogério desenvolveu um treinamento de power BI completo: o Curso Power BI sem enrolação, que pode ser feito 100% online e com toda supervisão do especialista.

Conheça as Vantagens do Curso de Power BI sem enrolação:

vantagens do curso de power biLinguagem simples

vantagens do curso de power biInclui projeto do Zero (passo a passo de como implementar o Power BI)

vantagens do curso de power biCurso Objetivo

vantagens do curso de power biMercado de trabalho aquecido

vantagens do curso de power biMaiores chances de emprego ou promoção

Clique no botão abaixo para aprender Power BI sem enrolação.

quero aprender Power BI

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.