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O Que Comer no Café da Manhã Para Perder Peso?

O que comer no Café da Manhã para Perder Peso

O que comer no Café da Manhã para Perder Peso

O café da manhã é considerado uma refeição essencial para a saúde. Com o consumo dos alimentos certos, equilibra a ingestão de carboidratos, auxilia na melhora do consumo de nutrientes e a emagrecer.

Em uma dieta equilibrada, todos nós fazemos, basicamente, 3 refeições diárias: o café da manhã, o almoço e o jantar. Isso não é novidade para ninguém. Todavia, deve-se entender melhor a importância de uma destas refeições para o seu dia: o café da manhã.

“Um bom café da manhã representa de 20 a 25% das calorias diárias e devolve a energia que foi gasta durante o sono, para passar o dia com disposição e força para as tarefas cotidianas”, segundo o site SER.VITAO.com.

Outra coisa que poucas pessoas sabem é que, consumindo os alimentos certos nesta importante refeição diária, é possível também perder peso. Neste artigo, você vai saber o que comer no café da manhã para conseguir emagrecer de forma saudável. Confira.

Conhecendo os Grupos Alimentares Para o Café da Manhã

Para que você tenha um desjejum equilibrado e mais nutritivo, precisa antes conhecer os três grupos alimentares que são fundamentais para uma alimentação mais saudável. Veja quais são:

  • Os Lacticínios (derivados do leite, iogurtes e queijos): são fontes importantes de cálcio e riquíssimos em proteínas;
  • Os Cereais: principalmente os integrais, que são os pães, bolos e biscoitos. Estes alimentos são ricos em carboidratos, principal fonte de energia para enfrentar o dia a dia.
  • As Frutas (tanto em forma de suco como puras): as frutas fornecem vitaminas, minerais e fibras importantes para a nossa saúde e para o bom funcionamento dos intestinos;
  • As Gorduras consideradas saudáveis: estas gorduras são principalmente as oleaginosas, encontradas no óleo de coco e azeite, que podem muito bem substituir a manteiga e são excelentes opções para o seu café da manhã. Evite o consumo de margarinas.

Os Alimentos Certos Para Perder Peso no Café da Manhã

Antes de conhecer estes alimentos, precisamos esclarecer alguns pontos importantes. Perder peso e seguir um processo de emagrecimento envolve diversos e diferentes fatores além de boas práticas alimentares e físicas.

Dietas, muitas vezes agressivas, e o excesso de exercícios físicos nem sempre são a solução ideal para a perda de peso e, ao contrário, podem ocasionar outros problemas relacionados à sua saúde ou causar o terrível efeito sanfona, que é quanto você ganha de volta todo o peso que perdeu em pouco tempo.

Assim sendo, se você pretende perder peso de forma saudável, precisará seguir um programa de emagrecimento que seja constante e efetivo, para que consiga sucesso nessa missão.

Como já dissemos, o café da manhã é sim uma importante refeição diária e é responsável, inclusive, por aumentar o próprio desempenho intelectual do indivíduo, garantindo a energia necessária para boa parte do seu dia.

Outro fator importante é saber que se deve realizar uma mini refeição a cada 3 horas no mínimo, podendo ser um lanche leve ou uma fruta, nos intervalos das principais refeições diárias.

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É desta forma que você irá garantir que seu metabolismo funcione adequadamente e para que seu organismo não reserve gorduras desnecessárias. Isso também auxilia na perda de peso, inclusive.

Mesmo sem fome, é preciso fazer o seu café da manhã. Pode ser um suco, leite ou mesmo um iogurte, junto com algum alimento sólido, uma fruta ou lanche leve. Apesar de ser uma refeição importante para o seu dia, não é preciso exagerar nela.

Segundo o site TUASAUDE.com, alguns alimentos são mais saudáveis para o seu café da manhã e podem colaborar na perda de peso. Saiba quais são:

  1. Um pão francês integral, ou de fermentação lenta, com queijo minas e uma laranja;
  2. Granola com um iogurte natural e pedaços de maçã;
  3. Café com leite, um pão de cereais com um pouco de manteiga e uma pera;
  4. Cereais integrais com frutas misturadas e leite de amêndoas;
  5. 2 torradas integrais com um copo de vitamina de morango com bebida de soja.

Alimentação e Prática de Exercícios Físicos

Qualquer mudança em seu ritmo normal, tanto no que se refere à alimentação como à prática de exercícios físicos, se faz necessário um acompanhamento médico ou de um nutricionista. Com sua saúde, não se brinca.

Portanto, evite seguir dietas que prometem um emagrecimento rápido e duradouro que você encontra aos montes pela internet. Não existe remédio ou pílula milagrosa para emagrecer, lembre-se disso.

Outro fator importante é em relação aos exercícios físicos. Praticá-los é saudável, mas exagerar neles não irá, em consequência, fazer com que você perca mais peso ou mais rapidamente. Isso é um terrível engano e pode causar lesões musculares sérias.

Ainda segundo o site TUASAUDE.com, para quem toma o café da manhã e faz musculação pouco tempo depois, os alimentos citados acima para o seu desjejum irão fornecer mais energia, para exatamente evitar o desgaste muscular.

Por isso é importante acrescentar o mel, o ovo cozido, o mingau de aveia e a geleia de fruta, por exemplo. Você, ao praticar exercícios físicos, precisa estar muito bem alimentado, mas, no entanto, isto não significa estar com o estômago cheio.

Inclusive se seu estômago estiver demasiadamente “cheio”, é desaconselhável praticar exercícios físicos intensos.

Um Programa de Emagrecimento Saudável e Definitivo

Culturalmente, todos nós acreditamos que para se perder peso é necessário seguir uma dieta rigorosa, geralmente bem restritiva em questão de alimentos, e frequentar uma academia no mínimo três vezes por semana.

Há quem diga ainda que basta “fechar a boca” na hora de se alimentar que já é o suficiente para emagrecer. Esqueça tudo isso.

Primeiro, como já dissemos, dietas intensas geralmente são demasiadamente agressivas e restringir muitos alimentos podem reduzir o nível de nutrientes e vitaminas necessárias para uma boa saúde.

Segundo que, muitos exercícios físicos, principalmente sem um acompanhamento médico, não irão, necessariamente, fazer com que você emagreça e, ao contrário, podem prejudicar seu condicionamento físico. Pior: se parar com eles, pode ganhar todo o peso de volta, no efeito sanfona.

O “fechar a boca” é mito e também pode vir a restringir alimentos fundamentais para a sua saúde. O ideal é mesmo que você siga um programa de emagrecimento saudável e que seja definitivo, o que garantirá uma perda de peso mais efetiva e duradoura, além de garantir também a sua saúde.

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