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O que comer à noite quando se está de dieta?

É essencial escolher bem quais alimentos consumir antes de ir se deitar, principalmente quem está de dieta ou pensa em emagrecer.

Você está de dieta? É comum que as pessoas acabem evitando jantar ou ingerir algum alimento poucas horas antes de ir dormir. Isso ocorre principalmente porque acredita-se que possa haver uma elevação nas reservas de gordura e, por conta disso, um consequente aumento do peso.

Isso, no entanto, não é bem verdade. A 3ª refeição diária (a janta) é tão importante quanto as demais durante o dia. O fundamental é sim saber escolher quais alimentos ingerir antes de ir para a cama, principalmente para quem segue algum tipo de dieta alimentar ou pretende perder peso.

Aqui neste artigo iremos falar justamente disso, ou seja, o que comer à noite quando se está de dieta e também daremos outras informações e dicas importantes no processo de emagrecimento. Confira.

 

É Aconselhável Comer Antes de Ir Dormir?

Isto depende muito de dois fatores: primeiro, quantas horas antes de dormir você está comendo e segundo que tipo de alimento. O ideal e até recomendado por especialistas é que você respeite o intervalo entre a hora do jantar e a hora de dormir, que precisa ser superior a 3 horas.

Além disso, alimentos muito pesados ou excessivamente gordurosos devem ser, obviamente, evitados, principalmente à noite e antes de ir dormir.

Mas não há motivos para que você não faça um lanche leve poucas horas antes de ir se deitar (pelo menos 2 hora antes), afinal, porque ficar com fome?

Outro ponto importante é evitar também bebidas que sejam um tanto estimulantes ou que contenham muito açúcar. As estimulantes, como o café, Coca-Cola, alguns chás e o guaraná com certeza poderão lhe tirar o sono.

Aliás, todo tipo de refrigerante, se possível, deve ser evitado, até mesmo de dia. Eles não fazem bem algum, tome nota!

 

O Que Comer à Noite Quando se Está de Dieta?

Para quem segue algum tipo de dieta, sempre fica a dúvida: o que comer na janta? Posso fazer um lanche leve antes de ir para a cama? O que deve ter este lanchinho noturno?

Pois acredite se quiser: para quem quer mesmo emagrecer, saiba que é muito importante não ir dormir com fome. Se você se deitar com fome, consequentemente, terá muito mais vontade de comer no dia seguinte, principalmente de manhã quando acordar.

Assim sendo, o que se deve comer antes de ir deitar para quem pretende perder peso, devem ser preferencialmente as refeições mais leves e com poucas calorias como:

No Jantar:

  • Sopa de legumes;
  • Filé de peixe (170gr – salmão ou atum) grelhado com uma porção pequena de arroz, uma colher de sopa de feijão (ou grão de bico/lentilha) e salada de alface;
  • Uma coxa de frango assada com legumes refogados e salada de tomate;
  • Uma porção de cozido de músculo com legumes mais uma porção pequena de arroz;
  • 1 abobrinha média recheada com carne moída magra com uma salada de cenoura ralada, alface picado e tomate cereja;
  • Caldos (de feijão ou verde).

Obs.: tempere as saladas com azeite, limão e uma pitada de sal. Evite os alimentos gordurosos e/ou com grande quantidade de carboidratos, que estão diretamente relacionados à energia.

 

Lanches Leves Antes de Dormir:

  • Um copo de leite desnatado (sem adoçar) mais 2 bolachas de água e sal;
  • Um iogurte (170gr);
  • Uma vitamina de morango ou kiwi preparada com leite desnatado (sem adoçar);
  • Uma porção de gelatina;
  • Uma porção de salada (alface picada, cenoura ralada, rúcula, agrião, tomate, etc.);
  • Uma xícara de chá (preferencialmente de frutas. Evite o preto) com 2 torradas integrais pra acompanhar;
  • Uma fruta (maçã, banana (a nanica), laranja, ½ mamão, 1 fatia de melão, 1 cacho de uvas, etc.).

Obs.: evite se exceder nas quantidades dos alimentos ingeridos poucas horas antes de se deitar. Eles podem pesar no estômago e prejudicar tanto o seu sono como também a sua dieta.

 

O Que Comer à Noite Quando se Trabalha e Está de Dieta?

Neste caso, os lanches leves citados acima não serão suficientes para uma boa alimentação. Se o seu turno será mesmo a noite inteira, você precisa se programar bem quanto à melhor forma de se alimentar e manter sua dieta, sem exageros.

Confira algumas sugestões para se alimentar bem durante o trabalho:

  • 1 copo de iogurte com 1 fatia de pão integral com manteiga;
  • 1 copo de salada de frutas com linhaça mais um suco de laranja;
  • 1 porção de proteína (pode ser frango, peru, queijo branco, ovos ou peixe) com uma salada crua ou vegetais cozidos;
  • 1 xícara de café com leite desnatado (se for adoçar, 1 colher de sobremesa de açúcar demerara/mascavo) com 4 torradas integrais;
  • 1 salada de frutas completa (morango, banana, laranja picada, maçã, mamão picado, pera, etc.). Para dar sabor, acrescente suco de laranja e aveia em flocos pequenos.
  • 2 frutas à sua escolha (maçã, banana (a nanica), laranja, ½ mamão, 1 fatia de melão, 1 cacho de uvas, etc.).

Obs.: se você vai trabalhar a noite inteira, sua janta precisa ser mais reforçada. Portanto, você pode acrescentar uma porção maior de carboidrato (arroz, feijão, macarrão, etc.) e uma porção também maior de proteína (carne vermelha, de porco, peixes, etc.)

Todos os alimentos devem ser preferencialmente consumidos crus, cozidos, assados ou grelhados.

Emagrecer com Mais Saúde

Quando se quer perder peso, a primeira coisa que se pensa é em correr para uma academia, malhar horas à fio todos os dias e seguir uma dieta rigorosa, geralmente suprimindo vários alimentos do seu cardápio diário.

Muito cuidado com isso pois a falta de alguns nutrientes e até de proteínas no seu dia a dia pode vir a prejudicar seriamente a sua saúde. Além disso, malhar excessivamente, vai fazer você sentir cada vez mais fome e, por consequência, querer comer mais.

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