Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Perícias megacursos

Como se tornar um analista de Business Intelligence?

Como se tornar um analista de business intelligence

Como se tornar um analista de business intelligence

Inteligência de Negócios, Inteligência Empresarial ou, se preferir BI, hoje tem se tornado uma profissão muito desejada nas empresas que entendem a importância de um bom gerenciamento de coleta, análise e organização de dados.

Apesar de estar se popularizando somente agora, o termo Business Intelligence já é usado há muito tempo na literatura e apareceu pela primeira por volta de 1865, destacando Richard Millar Devens que descreveu a história de um banqueiro que usava informações de mercado para lucrar em frente aos seus concorrentes.

Em 1970 vieram os Sistemas de Apoio à Decisão, sistemas interativos que ajudavam os tomadores de decisão de uma empresa a encontrarem solução para problemas ainda não estruturados.

Em 1980 aparecem os sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais que agrupou e reestruturou os sistemas de coleta, armazenagem e análise de dados.

Com o passar dos anos o termo foi absorvendo novas característica e definições até chegar em 1990, quando Howard Dresner popularizou uma nova descrição para o BI: conjunto de aplicativos, tecnologias e processos para coletar, armazenar, acessar e analisar dados, auxiliando e melhorando a tomada de decisões.

 

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI), de maneira bem simplificada, é o processo de entender o que acontece numa empresa e então prever quais são as futuras tendências. Mas o que isso quer dizer, exatamente?

Quer dizer que o BI permite fazer mapeamento profundo de dados sobre uma empresa de modo que seja possível determinar padrões de mudanças futuras, permitindo que a gestão encontre soluções para as diversas áreas da empresa.

Como tudo isso é feito?

Através da combinação de análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, infraestrutura de dados, geração de relatórios, benchmarketing, métricas de desempenho, análise descritiva, consultas, análise estatística, análise visual e preparação de dados que são levantados pelo analista de Business Intelligence.

O BI permite que os gestores de uma empresa tenham mais assertividade em suas tomadas de decisões para alcançar objetivos específicos. Em suma, o Business Intelligence otimiza o desempenho dos negócios.

Com o mapeamento e  levantamento de dados realizado pelo analista de BI a gestão da empresa consegue, por exemplo, encontrar soluções para processos de venda, de marketing, de logística; consegue criar soluções para aumentar margem de lucro, melhorar atendimento e tantas outras áreas da empresa.

Mesmo que pareça, a princípio, ser difícil de interpretar as informações reunidas, o analista de BI, através de sistemas seguros, consegue “traduzir” o que os dados querem dizer. A função principal é conseguir respostas para as questões que surgem no dia a dia empresarial, como:

  • Como podemos aumentar os lucros?
  • O que mudou no comportamento dos nossos clientes?
  • Como está nosso desempenho comparado com a concorrência?
  • Como podemos otimizar nossas operações internas?
  • Quais foram os erros e problemas que surgiram?
  • Qual é a tendência do mercado?

 

O que é um Analista de Business Intelligence?

Power BI

Power BI

O profissional analista de BI é notavelmente uma pessoa analítica que combina outras competências para conseguir encontrar as respostas que precisa. As competências necessárias são: habilidades em TI, Boa comunicação e ótima capacidade em resolver problemas.

Portanto, o analista de Business Intelligence é capaz de transformar dados em conceitos e ideias que geram valor para empresa.

O que um Analista de BI faz, exatamente?

A função do analista de BI é identificar os setores que estão ou possam causar perda financeira, assim, como identificar e sinalizar melhorias para economizar ou aumentar os lucros da empresa.

Esse profissional é capaz de organizar os dados levantados e montar uma análise visual para comunicar à outras pessoas as descobertas que fez.

O Analista Business Intelligence é uma peça fundamental para todas as empresas, considerando a necessidade de conseguir capitalizar os dados obtidos. Um profissional desses recebe uma remuneração média de R$4400,00 (quatro mil e quatrocentos reais)

Você é uma pessoa analítica, com habilidades de TI, comunicador e hábil em encontrar soluções? Se interessa por ser um profissional da área?

Veja a seguir como se tornar um Analista de Business Intelligence.

 

Como se tornar um analista de business intelligence?

Como pode ver, para atuar como analista de BI é preciso desenvolver algumas habilidades que mescla exatas e humanas, porém, ser uma pessoa que lida bem com exatas é imprescindível.

O mercado, de modo geral, exige que o analista de BI tenha alguma dessas formações:

  • Bacharel em ciência da computação, negócios, matemática, economia, estatística, administração, contabilidade ou em áreas similares.
  • Em casos de formações acadêmicas que não são similares à essas, ter feito cursos na área de BI, programação, hard skills, soft skills e comunicação, por exemplo, é o bastante.

A rotina de trabalho do analista de BI é composta por:

  • Revisão É validação de dados de Clientes à medida que são coletados;
  • Supervisão da implantação de dados no armazém de dados;
  • Desenvolvimento de políticas e procedimentos para a coleta e análise de dados;
  • Criação e descoberta de novos programas de aquisição e processamento de dados;
  • Cooperação com o departamento de TI para implantar atualizações de software e hardware que permitam aproveitar casos de uso de big data;
  • Monitoramento de resultados de análise e métricas;
  • Implementação de novas metodologias de análise de dados;
  • Revisão dos arquivos do cliente para garantir a integridade da coleta e utilização de dados;
  • Realizar o perfilamento dos dados para identificar e entender anomalias.

Temos a nossa disposição uma grande variedade de cursos de especialização em Business Intelligence que preparam os alunos a lidarem com todas as principais ferramentas, aplicativos e softwares necessários para ser analista de BI.

Aprenda Power BI com quem é especialista

Aqui no Brasil Rogério Borges é um dos maiores especialistas em Microsoft Power BI.

Ele já treinou equipes de empresas como 3MRecofarma (Coca Cola)Yamaha MotorsInfo Store e outras.

Rogério desenvolveu um treinamento de power BI completo: o Curso Power BI sem enrolação, que pode ser feito 100% online e com toda supervisão do especialista.

Conheça as Vantagens do Curso de Power BI sem enrolação:

vantagens do curso de power biLinguagem simples

vantagens do curso de power biInclui projeto do Zero (passo a passo de como implementar o Power BI)

vantagens do curso de power biCurso Objetivo

vantagens do curso de power biMercado de trabalho aquecido

vantagens do curso de power biMaiores chances de emprego ou promoção

Clique no botão abaixo para aprender Power BI sem enrolação.

quero aprender Power BI

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.