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Como montar um cardápio semanal para perder peso?

Para você conseguir um cardápio semanal para emagrecer é importante sempre priorizar alimentos mais saudáveis, como as frutas, vegetais frescos, proteínas magras e as leguminosas.

Muita gente acredita que para se comer bem e realizar uma dieta relacionada à alimentos mais saudáveis se faz necessário gastar muito. Isso na verdade é uma crença errônea, pois, por mais que os preços de determinados alimentos sofram com os altos preços, sempre haverá opções de substituição.

O importante é tentar evitar ao máximo alimentos processados, priorizando sempre os naturais, preferencialmente os orgânicos. Claro, certos alimentos são mesmo mais caros, como no caso de legumes, frutas e vegetais orgânicos, mas é possível variar o cardápio quantas vezes quiser.

Neste artigo, você vai descobrir como montar um cardápio semanal focado na perda de peso e vai ter também outras dicas importantes para quem busca um emagrecimento efetivo e com mais saúde. Acompanhe.

Cardápio Semanal Para Perder Peso

Cardápio semanal para perder peso

Cardápio semanal para perder peso

Segunda Feira

  • Café da Manhã: 1 iogurte desnatado com 1 colher de sopa de aveia em flocos + 3 morangos.
  • Almoço: 1 filé de peito de frango grelhado (170gr) com 2 colheres de sopa de arroz integral. Salada de alface, espinafre, salsa e tomate temperada a gosto. 1 maçã de sobremesa.
  • Jantar: 1 filé de salmão ou atum assado com 3 colheres de sopa de brócolis refogado. 1 fatia pequena de melancia de sobremesa.

Terça Feira

  • Café da Manhã: ½ pão francês preferencialmente integral com 1 fatia de queijo ricota fresco. Uma xícara de café sem açúcar ou levemente adoçado com açúcar demerara/mascavo com 1 kiwi.
  • Almoço: 1 posta de peixe (170gr) ensopada + 2 batatas pequenas cozidas com uma porção de acelga refogada. Meia manga de sobremesa.
  • Jantar: 2 colheres de sopa de músculo picado ensopado, de arroz integral e de feijão cozido (tempere a gosto) + 3 colheres sopa de couve-flor refogada. 1 pera de sobremesa.

Quarta Feira

  • Café da Manhã: 1 copo de leite desnatado (200ml) com 1 colher de cacau em pó, adoçado com mel + 1 omelete de 1 ovo.
  • Almoço: 1 coxa de frango ensopada com 2 colheres de sopa de macarrão integral (molho ao sugo). Salada de rúcula ou alface temperada a gosto. 1 fatia pequena de melão de sobremesa.
  • Jantar: 1 berinjela média recheada com tofu ao forno com 2 colheres sopa de quinoa. Salada de alface e/ou tomate. 1 rodela média de abacaxi de sobremesa.

 

Quinta Feira

  • Café da Manhã: 1 copo de leite desnatado (200ml) com ½ pão francês (preferencialmente integral) e 1 maçã.
  • Almoço: 1 bife (alcatra ou maminha de 170gr) grelhado com 1 colher de arroz integral mais 1 colher sopa feijão. Salada de agrião ou alface temperada a gosto. 1 fatia pequena de abacaxi de sobremesa.
  • Jantar: 1 filé de peixe grelhado com 2 colheres de sopa de couve refogada. 1 fatia pequena de melão de sobremesa

Sexta Feira

  • Café da Manhã: 1 iogurte desnatado com 2 fatias de torrada integral + 1 maçã.
  • Almoço: 2 colheres de sopa de macarrão integral (molho ao sugo) com 1 bife (alcatra ou maminha de 170gr) grelhado. Uma porção salada de alface ou agrião/tomate. 1 fatia média de abacaxi de sobremesa.
  • Jantar: 1 pimentão grande recheado com carne moída (170gr músculo) previamente refogada assado. Salada de alface e/ou acelga temperada a gosto. 1 maça de sobremesa.

Sábado

  • Café da Manhã: 1 iogurte desnatado com ½ pão francês integral e 1 fatia pequena de queijo minas + 3 morangos.
  • Almoço: peixe assado (salmão ou atum – 170gr) com 1 colher de arroz integral mais 1 colher sopa legumes (cenoura, batata, ervilhas, etc.) refogados. Salada de brócolis levemente refogado com 1 colher de sopa de azeite e uma pitada de sal. 1 fatia pequena de abacaxi de sobremesa.
  • Jantar: 2 colheres de sopa grão de bico cozido com 1 colher de arroz integral. Salada de tomate picado com cebola, temperada com orégano, 1 colher sopa de azeite + 1 pitada de sal. 1 laranja como sobremesa.

Domingo

  • Café da Manhã: ½ pão francês com uma pincelada pequena de manteiga. 1 xícara de café com leite desnatado levemente adoçado com açúcar demerara/mascavo + ½ maçã.
  • Almoço: 2 colheres de sopa de macarrão integral alho e óleo (2 porções alho picado com 1 colher sopa de azeite) com 1 salmão (170gr) grelhado. Salada de rúcula com tomate seco temperada a gosto. 1 porção pequena de morangos como sobremesa.
  • Jantar: sopa leve de legumes (1 porção média) com 2 fatias pequenas de pão integral para acompanhar. 1 maçã de sobremesa.

Fonte: bemafiada.com

 

Os Segredos de Um Emagrecimento Saudável

Há um mito acerca das dietas mais agressivas e/ou de ter que passar horas se exercitando em uma academia para se conseguir perder peso. Isso, na verdade, é o que o comércio em geral tenta nos dizer como sendo a única maneira de emagrecer visando sempre lucros, óbvio.

Só que não é bem assim. Primeiro porque não adianta você seguir uma dieta rigorosa, muitas vezes suprimindo muitos alimentos que podem fazer falta para a sua saúde, perder peso rapidamente e depois entrar no conhecido efeito sanfona, ou seja, parando a dieta volta a engordar as vezes mais ainda.

Segundo que ficar horas se exercitando em uma academia vai fazer, certamente, com que seu organismo necessite de mais e mais energia. Esta energia vem, claro, dos alimentos e, assim sendo, há uma tendência para que você sinta naturalmente mais fome.

Percebe como este ciclo vicioso é contraditório? O pior é que se acaba gastando rios de dinheiro com tudo isso e, no final, não se consegue os resultados que esperava.

O que você precisa, na verdade, é de um Programa de Emagrecimento Saudável e Definitivo (o PESA). Atente-se ao “Definitivo”, ou seja, um Programa que vai fazer você perder peso, de maneira saudável e, deste modo, preservando sua saúde, e de forma definitiva.

A academia? Claro, exercícios físicos sempre são necessários e recomendados, mas nada de exagero, isso não irá fazer você perder peso. Com o PESA, você irá emagrecer sem ter que fazer dietas mirabolantes, sem ter que comer na hora certa e sem se ter que se matar em uma academia.

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