Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Negócios megacursos

Como Gerar Relatórios de Power BI?

Como gerar relatórios de Power BI

Como gerar relatórios de Power BI

Se você quer usar soluções para organizar e interpretar grandes volumes de dados de sua empresa, com certeza você precisa do Microsoft Power BI. Você sabe como gerar relatórios usuais de Power BI?

Indiscutivelmente, a melhor forma na atualidade de automatizar relatórios é através da inovadora ferramenta Power BI. Ela nasceu da própria necessidade das empresas e grandes negócios em processar e principalmente interpretar um grande volume de dados, muitos destes de origens diferentes.

Com o notório avanço das tecnologias, de uns tempos para cá, em praticamente todo o mundo a quantidade de dados gerados e processados pelas próprias organizações aumentou significativamente e passou a ser uma tarefa desafiadora acompanha-los e fundamentalmente interpretá-los.

Analisar estas informações estatísticas é essencial para a obtenção e manutenção dos bons resultados das empresas. O Power BI surgiu como uma das soluções mais viáveis para isto e neste artigo você vai saber detalhadamente o que é o Power BI e como gerar relatórios nele. Acompanhe.

 

O que é o Microsoft Power BI?

O que é o Microsoft Power BI

O que é o Microsoft Power BI

Entender bem o que é esta ferramenta ajuda a compreender a sua real importância para as pessoas e principalmente para as empresas. Trata-se de uma ferramenta de business intelligence criada pela Microsoft e nomeada como Power BI.

Sua função principal é a de reunir, sintetizar e veicular da melhor forma possível dados processados, na maior parte das vezes de diferentes origens (ou departamentos). Em suma, ela promove uma melhor análise de negócios por parte das organizações.

Ao conectar informações de diferentes matrizes — desde planilhas em Excel e pastas a diferentes arquivos armazenados inclusive em nuvem — o Power BI consegue de forma eficiente descomplicar a interpretação destes dados, ao reuni-los de forma organizada e de fácil análise.

O Power BI vai agrupar, filtrar e apresentar números, estatísticas, valores, listas, gráficos e outros tantos materiais em uma interface absolutamente simples e totalmente intuitiva, geralmente em forma de relatórios e/ou gráficos.

Assim, o administrador irá conseguir visualizar diversos dados de sua organização em um único dashboard, viabilizando tomadas de decisão e implementações organizacionais.

 

Como Gerar Relatórios de Power BI?

Apesar de ser bastante intuitiva e de seguir os moldes utilizados em outros aplicativos/softwares da Microsoft, o uso do Power BI pode exigir certos conhecimentos técnicos, principalmente se o objetivo for tirar o melhor proveito possível da ferramenta.

O Power BI é um software da Microsoft muito parecido, em termos de funcionalidade, com o Excel, porém bem mais performático. No entanto, este conceito leva a crer, por parte de muitos usuários, que sua usabilidade é a mesma que o Excel, mas não é.

É certo que o Excel ainda é muito utilizado e dificilmente irá perder sua posição de destaque em questão de relatórios, interpretações de dados e planilhas. Porém, esta mesma usabilidade em termos de grandes volumes de dados de diferentes origens, o que requer diferentes interpretações, só é possível com o Power BI.

Aqui, daremos algumas dicas usuais para produzir relatórios de Power BI eficientes. Confira:

1º. Passo: Instalando o Power BI para Servidores de Relatórios

Se você já criou relatórios do Power BI no Desktop, provavelmente já está apto para cria-los também em Servidores Relatórios do Power BI. Vale ressaltar que é possível ter ambas as versões do Power BI Desktop no mesmo equipamento.

  1. Vá ao portal da Web do servidor de relatório da Microsoft e clique no botão para Baixar Power BI Desktop;
  2. Faça o Download do aplicativo, seguindo as orientações das janelas que se abrirão;
  3. Selecione a versão, conforme o seu equipamento:
    1. msi (32 bits)
    2. msi (64 bits);
  4. Com o instalador baixado, execute o Assistente de Instalação do Power BI Desktop e ao final selecione “Iniciar o Power BI Desktop agora”.

Obs.: caso ainda não esteja totalmente familiarizado com as funcionalidades do Power BI, é altamente recomendável assistir aos vídeos que constam na tela de “Boas Vindas” do aplicativo.

 

2º. Passo: Selecionando as Fontes de Dados

Como já dissemos aqui, com o Power BI é possível se conectar a diferentes fontes de dados. Logo abaixo, orientaremos como fazer isso:

  1. Na tela de boas-vindas ou diretamente na guia “Início”, selecione “Obter dados”.
  2. Indique a fonte de dados pretendida.
  3. Realize os preenchimentos necessários como servidor, bando de dados, etc. A opção “Conexão ao vivo” deve estar selecionada.
  4. Indique o servidor específico de relatório onde você estará salvando seus relatórios.

3º. Passo: Criando seu Relatório no Power BI

É nessa parte que você irá personalizar os seus relatórios, com diferentes recursos visuais que irão melhor ilustrar os dados apresentados, facilitando assim a interpretação dos mesmos.

Use e abuse destes recursos, mas seja coerente: evite enfeitar demais. O objetivo é ter um relatório final que expresse da melhor forma possível os dados ali apresentados. Para tanto, siga o passo a passo do exemplo abaixo:

  1. Na aba “Visualizações”, selecione o tipo de gráfico pretendido. Existem muitos tipos à sua escolha, como gráficos, cores, tabelas, filtros, entre outros.
  2. Arraste o campo que será considerado para o vão correspondente. Caso não seja um campo numérico, o próprio Power BI o considerará automaticamente como uma contagem do valor.
  3. Leve o campo correspondente ao grupo para o respectivo vão “Grupo”.

 

4º. Passo: Salvando o Seu Relatório Power BI

A partir do momento em que seu relatório estiver pronto, você precisará salvá-lo no Servidor de Relatórios do Power BI que você optou no item 4 do 2º Passo logo acima.

  1. Vá ao “Arquivo” e selecione “Salvar como”.
  2. Exiba seu relatório diretamente no portal da Web.

Com o Power BI é possível criar inúmeros relatórios diferentes, conforme suas necessidades e de sua empresa. Abaixo citaremos 4 deles:

  1. Relatório Simulador de Fluxo de Caixa: com ele é possível analisar a situação em tempo real, compará-la com o passado e realizar projeções futuras para a empresa.
  2. Relatório de Vendas: tudo o que acontece nas vendas, com dados precisos e dispostos em relatórios absolutamente usuais.
  3. Relatório Financeiro: como anda a saúde financeira de sua empresa? Ter o controle das finanças de uma organização é de vital importância para o bom desenvolvimento desta.
  4. Relatório Recursos Humanos: análise dos benefícios concedidos aos colaboradores, ter à disposição dos gestores um banco de talentos próprio entre muitas outras informações relacionadas ao RH, tudo em um único relatório.

Torne-se um especialista em Power BI!

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft que mais cresce no mercado nos últimos anos.

Atualmente ela é a líder no segmento, superando concorrentes diretos como Tableau e Qlik.

Hoje as empresas já vêm exigindo conhecimento em Power BI como pré-requisito para vagas de emprego.

Por isso aprender Power BI é tão essencial para você de destacar no mercado de trabalho.

Olha só que saiu na mídia:

noticia sobre power bi

noticia sobre power bi

Aprenda com quem é especialista em Power BI

Aqui no Brasil Rogério Borges é um dos maiores especialistas em Microsoft Power BI.

Ele já treinou equipes de empresas como 3MRecofarma (Coca Cola)Yamaha MotorsInfo Store e outras.

Rogério desenvolveu um treinamento de power BI completo: o Curso Power BI sem enrolação, que pode ser feito 100% online e com toda supervisão do especialista.

Conheça as Vantagens do Curso de Power BI sem enrolação:

vantagens do curso de power biLinguagem simples

vantagens do curso de power biInclui projeto do Zero (passo a passo de como implementar o Power BI)

vantagens do curso de power biCurso Objetivo

vantagens do curso de power biMercado de trabalho aquecido

vantagens do curso de power biMaiores chances de emprego ou promoção

Clique no botão abaixo para aprender Power BI sem enrolação.

quero aprender Power BI

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.