Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Beleza megacursos

Como fazer análise visagista ?

As técnicas do visagismo transcendem salões de beleza e já chegaram até em diversas clinicas dermatológicas, entendendo-se aqui que o visagismo não é uma padronização e sim uma customização.

como fazer análise visagista

como fazer análise visagista

Análise visagista? Atualmente, muitas pessoas estão pensando em seguir carreira no mundo da beleza e o visagismo é um caminho mais que promissor. O visagismo não é uma técnica única, e adequa a imagem pessoal do cliente à um estilo bem personalizado.

Isso, de certa forma, irá refletir a beleza interior desta pessoa, realçando a exterior. Pode-se considerar a existência do visagismo cabelo, visagismo sobrancelhas, rosto, entre outros, sendo a técnica indicada tanto para mulheres como para homens.

Neste artigo, você vai saber exatamente o que é a análise visagista, como surgiu, suas principais técnicas e os tipos de visagismo que se destacam na atualidade no mundo da moda e beleza. Confira.

Afinal, o que é o Visagismo?

O visagismo nada mais é do que um conjunto de técnicas bem específicas utilizadas para valorizar e realçar a beleza de um rosto, seja de um homem ou de uma mulher.

Como é um conjunto de técnicas, o visagismo pode utilizar diversos recursos para se alcançar o objetivo proposto, como maquiagem, cosméticos, tintura, corte de cabelo, design de sobrancelhas, entre outras comumente utilizadas.

Vale lembrar que, antes mesmo da aplicação das técnicas do visagismo no cliente, deve-se realizar uma análise bem pessoal das características físicas e psicológicas desta pessoa.

Por isso, o visagismo só é realizado por profissionais devidamente qualificados. Não se trata pura e simplesmente da melhoria de um visual estético, mas um conjunto de técnicas que irá garantir a expressão de mensagens da pessoa por meio de uma comunicação visual, sem que haja a necessidade da linguagem verbal.

Daí provém a necessidade de uma análise pessoal das características físicas e psicológicas desta pessoa que receberá as técnicas envolvidas no visagismo.

Se você tem a intenção de trabalhar nesta área, vale a pena continuar lento este artigo até o fim.

 

Análise Visagista: O Que é?

Resumidamente falando, a análise visagista é uma consultoria de imagem mais aprofundada, uma vez que o nosso rosto interfere diretamente em nossa imagem pessoal, além da própria comunicação e expressão.

São técnicas que verdadeiramente transformam e, exatamente por isso, o visagismo não propõe um padrão de imagem e, outrossim, este deve ser totalmente personalizado, considerando as características individuais da pessoa.

É fato que, na maioria das vezes, a imagem se comunica muito melhor do que as palavras. Na análise visagista considera-se inúmeros fatores diferentes:

  • As linhas de expressão;
  • A forma e a cor dos cabelos;
  • O formato e especificação das sobrancelhas;
  • O tipo de maquiagem;
  • Os dentes;
  • Roupas e estilo pessoal do indivíduo, além de outros elementos que possam vir a interagir, direta ou indiretamente, com o rosto da pessoa.

 

Saiba Como Surgiu o Visagismo

O termo surgiu pela primeira vez por volta de 1937, por Fernand Aubry, que era um maquiador e cabeleireiro francês bem conhecido na época. A palavra em si é uma tradução de visagisme, palavra esta que vem do francês visage. A palavra francesa visage significa exatamente “rosto”.

No entanto, foi o artista plástico paulista Philip Hallawell que conseguiu dar a verdadeira forma e conceito ao visagismo.

As Principais Técnicas Utilizadas Pelo Visagismo

Por considerar o lado interior e exterior da pessoa, o visagismo se utiliza de algumas técnicas bem específicas, a saber:

O Formato do Rosto

Como o visagismo atua diretamente no rosto da mulher ou homem, é importante conhecer e identificar suas particularidades, que estão no rosto:

  • Redondo
  • Oval
  • Retangular
  • Quadrado
  • Triangular invertido
  • Losangular (muito parecido com o coração, com a diferença de que a testa é mais alta e estreita)
  • Hexagonal com base reta

 A Personalidade da Pessoa

Aqui se faz necessário considerar alguns arquétipos de personalidade, para se ter uma definição mais precisa possível do chamado “temperamento de beleza” do indivíduo. São, ao todo, 4 arquétipos diferentes:

  1. A Beleza Colérica: está diretamente ligada às atitudes comuns do indivíduo como coragem, liderança, determinação, etc.
  2. A Beleza Sanguínea: ligada mais à energia e vibração da pessoa: se é mais ou menos extrovertida, dinâmica, destemida, etc.
  3. A Beleza Fleumática: ligada mais à espiritualidade, à serenidade, equilíbrio, acolhimento, etc.
  4. A Beleza Melancólica: refere-se à própria elegância, charme, sensibilidade e sofisticação do indivíduo.

 

Os 3 Principais Tipos de Visagismo

os 3 principais tipos de visagismo

os 3 principais tipos de visagismo

Ao longo do tempo, por um processo absolutamente natural, o visagismo foi se desenvolvendo e alguns tipos ganharam maior relevância. Confira quais são:

 Visagismo Sobrancelhas

As sobrancelhas são uma parte do nosso rosto que desempenham um papel fundamental em diferentes sentidos. Primeiro a sua principal funcionalidade, que visam proteger os olhos, cílios e as pálpebras, que são consideradas as peles que cobrem nosso olho.

Segundo e, não menos importante, para definir nosso semblante e a própria expressão de nosso rosto. É neste ponto que atuam as técnicas do visagismo sobrancelhas.

As sobrancelhas sempre estarão em sintonia com nossa personalidade, além de conseguirem ressaltar toda a beleza dos olhos e deixarem nosso olhar bem mais marcante.

 

Visagismo Cabelos

Igualmente, os cabelos falam muito sobre a nossa própria imagem revelando a real identidade da pessoa e o visagismo cabelo atua nesse sentido. Para tanto, considera algumas linhas de corte de cabelos para atuar, que são:

  1. Linhas verticais e retas
  2. Linhas retas e horizontais;
  3. Linhas inclinadas;
  4. Linhas curvas;
  5. Linhas quebradas (os cabelos encaracolados).

 

 Visagismo Maquiagem

Você fica mais bonita usando um batom vermelho ou marrom? Qual cor de blush combina mais com a sua tonalidade de pele?

Claro, você tem o total direito de escolher qual tipo de maquiagem utilizar, bem como cor e até qualidade. No entanto, se esta maquiagem for realizada segundo a análise visagista, ela tentará definir os melhores contornos e cores possíveis para o seu rosto, considerando seus traços e tom de pele.

A intenção é criar uma harmonização que seja condizente com os sentimentos da pessoa, sempre, claro, respeitando suas características e estilos individuais.

O visagista, para conseguir atuar na função, precisa passar por uma formação profissional, garantindo assim um conhecimento bem mais aprofundado de todas as técnicas e preceitos do visagismo.

Torne-se um Visagista e conquiste uma Renda Extra!

Já pensou em atuar como Visagista nas horas vagas e ter uma renda extra de R$ 12 mil por mês ?

mercado da beleza e estética no Brasil é um dos melhores e maiores para se atuar.

Com a pandemia da Covid-19 muitos negócios e profissionais tiveram que se reinventar e recorrer ao mundo digital e, com isso, a busca por profissionais ligados à imagem pessoal cresceu muito.

Afinal de contas, “imagem” é tudo na Internet.

Com isso, a procura por visagistas (que é o profissional capaz de personalizar a imagem de uma pessoa) aumentou na mesma proporção, abrindo uma excelente oportunidade para quem deseja fazer uma renda extra com consultorias nesta área.

E o melhor de tudo é a facilidade de aprender esta nova profissão: basta um curso online, pela internet mesmo, através de seu celular, tablete ou computador.

Veja só esta matéria que saiu no portal do R7:

Como fazer análise visagista - materia R7 visagismo profissao em alta

E esta que saiu no Portal dos Famosos:

Como fazer análise visagista - materia portal famosos cresce procura por visagistas no brasil

E mais esta que saiu no Observatório dos Famosos:

Como fazer análise visagista - matéria observatório dos famosos a importância da imagem neste mundo cada vez mais digital

Não fique aí parado, Torne-se um Visagista agora mesmo!

Veja as vantagens da profissão:

curso de visagismo vantagensPossibilita Ganhos de R$ 12 mil mensais ou mais trabalhando nas horas vagas!

curso de visagismo vantagensMercado de Trabalho aquecido: com a Covid a demanda por este profissional cresceu muito.

curso de visagismo vantagensPossibilita trabalhar nas horas vagas!

curso de visagismo vantagensVocê conquista uma nova profissão em poucas horas.

Clique no botão abaixo e conquiste uma Renda Extra como Visagista.

quero renda extra como visagista

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.