Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Negócios megacursos

Como empreender no setor automotivo?

O mercado automobilístico é, sem dúvida alguma, um dos nichos mais rentáveis que existe, mas é preciso saber onde pisa na hora de empreender no setor automotivo.

Gostar de carros e até entender um pouco do segmento automobilístico nem sempre é o suficiente para empreender neste setor. Além disso, em se falando de automóveis, existem várias opções de negócio disponíveis, desde uma oficina básica à grandes concessionárias de veículos.

É preciso sim saber como empreender neste setor e talvez seja necessário, inclusive, estudar e realizar algum curso relacionado, para que você possa iniciar o seu negócio com o pé direito e com reais chances de sucesso.

Aqui neste artigo vamos dar 6 dicas importantes de como empreender no setor automotivo e evitar os erros mais comuns de quem inicia seus negócios neste segmento. Acompanhe.

 

Empreendendo no Setor Automotivo: 6 Dicas

O setor automotivo conta com diferentes possibilidades de negócio, como já adiantamos logo acima. Assim sendo, antes mesmo de empreender, é importante que você já tenha pré-definido em qual destes nichos irá atuar.

É importante ter esta pré-visualização porque, dependendo do nicho escolhido, serão necessários investimentos diferenciados, treinamentos específicos entre outros tantos fatores relacionados. Confira as 6 dicas para empreender e ter sucesso no setor:

1º. Tenha um Bom Plano de Negócios

Planejamento é fundamental, em qualquer área que atuemos, ainda mais se tratando de empreendimentos. O plano de negócios será o seu alicerce básico para iniciar o seu empreendimento.

Nele deve constar tudo que estiver relacionado ao seu nicho de negócio, amplamente detalhado, tanto com relação a curto como médio e longo prazos. Não poupe papel na hora de realizar este planejamento, afinal, é melhor “sobrar” do que “faltar”.

Inúmeros estudos já atestaram que muitas empresas não dão certou ou mesmo demoram para conseguir retorno quando a estrutura básica não é corretamente desenhada no planejamento inicial do negócio.

Equipamentos mais indicados para realizar determinada tarefa, equipe, local apropriado, capital inicial necessário, alugueis, treinamentos (do empreendedor e da equipe) entre tantos outros itens relacionados devem estar presentes no seu Plano de Negócios.

 

2º. Faça Uma Análise de Mercado

Gosta de carros? Está em dúvida entre abrir uma oficina especializada ou uma concessionária? É neste momento que entra em ação a análise de mercado e aqui você precisa deixar suas emoções de lado e partir para o lado prático, lidando fundamentalmente com a sua razão.

Antes mesmo de ter em mãos sua decisão, é recomendável que avalie bem todas as possibilidades de investimento, recursos (capital) disponíveis e também o cenário atual do mercado para este ou aquele nicho.

Mesmo com sua decisão pré-tomada, é importantíssimo entrar em uma área de negócios automobilísticos entendendo bem dos principais detalhes sobre ela. Para isso, pode ser necessário realizar um curso relacionado, entender bem quais os pontos negativos e positivos, perfil de consumidor, entre outros.

 

3º. Esteja Sempre Atualizado

É muito bom quando se faz o que gosta. Para quem é verdadeiramente apaixonado por carros, trabalhar na área é muitas vezes um sonho, ainda mais sendo um empreendedor.

No entanto, mesmo gostando e até entendendo a fundo de carros, caminhões e/ou motocicletas, você precisa sempre estar muito bem atualizado, para atender as demandas de seu público consumidor, independentemente da área em que atue no setor automotivo.

Pensando na real satisfação de seus clientes, você precisa sim fazer cursos, buscar experiência diferente na área em que atua e ficar muito atento às novidades do mercado. É desta forma que você e sua empresa automobilística irá atender plenamente às expectativas de seus consumidores.

 

4º. Seu Negócio Precisa Estar Legalizado

É pura questão de confiabilidade e até qualidade, além de outro adjetivo: sua tranquilidade. Sabemos da burocracia brasileira ao se empreender, mas, mesmo assim, é muito importante que você tenha seu negócio totalmente legalizado.

Isso vai dar confiabilidade para seus clientes ao fazerem negócio com sua empresa, atestar a qualidade de seus veículos ou serviços e vai lhe garantir a tranquilidade, fiscal e burocrática, necessária para trabalhar.

 

5º. Os Canais Necessários Para Chegar em seu Público

Além de toda a estruturação do seu empreendimento no setor automotivo, você precisa também pensar em como chegar até o seu público consumidor, afinal, se não fizer isso, não vai rentabilizar sua empresa.

Atualmente, os canais online ocupam importante papel na maioria dos nichos de negócio existentes e não seria diferente no automotivo. Seja uma oficina, um auto center, uma borracharia ou uma grande concessionária, é importante que sua empresa também esteja presente na internet.

Quanto a loja física, você precisa investir em marketing local, com anúncios em jornais da região, cartazes, panfletos e até se unir à outras empresas automobilísticas, mas de nichos diferentes, para propor descontos, ofertas especiais e produtos ou serviços promocionais para clientes em comum.

 

6º. A Segmentação de Seu Público

Se você gosta de carros, sabe bem que este público é bem segmentado e exigente. Quem precisa de manutenção, por exemplo, busca sempre no fator “confiança” a escolha da melhor oficina, mesmo que o preço não seja tão acessível.

Quem procura personalização, busca lojas especializadas em acessórios; quem quer comprar um carro, já tem em mente se prefere um mais esportivo ou não. Tudo isso deve ser levado em consideração em seu marketing, para que a correta segmentação seja feita.

Além disso, sua equipe precisa também estar muito bem treinada e alinhada com o segmento do seu negócio automotivo, para que tudo flua bem, da pré-venda à pós-venda.

Aqui vai uma boa dica! Faça-se as seguintes perguntas: quem compra meus carros ou serviços? O que este público busca quando procura por uma oficina ou concessionária como a sua?

 

Conclusões Finais

Agora você já tem uma boa base para empreender no setor automotivo. Para todos os efeitos, independente do segmento automobilístico que escolheu, tenha em mente que você precisa estar muito bem preparado para o negócio que vai iniciar.

Para tanto, busque conhecimento, cursos, conte com a ajuda de um contador e construa os alicerces necessários para que seu negócio dure e apresente os retornos financeiros que você tanto quer.

Deste ponto em diante, é só saber lidar bem com os possíveis percalços do caminho e aproveitar, afinal, você está trabalhando justamente com o que gosta.

Ganhe dinheiro comprando e vendendo Carros!

Esta é em busca de ganhar de dinheiro, de conseguir uma renda extra ?

Então saiba que o mercado de compra e venda de carros é um dos poucos que, mesmo em tempos de crise, continua aquecido e dando bons lucros para os que nele atuam.

Veja esta matéria que saiu no Auto Papo da UOL:

materia Auto Papo UOL

E esta que saiu no portal da revista 4 Rodas:

materia 4 rodas

Se você quer aprender a como ganhar dinheiro com compra e venda de veículos então veio ao lugar certo!

Curso Como Ganhar Dinheiro com Venda de Carros do Thiago Facci é, sem dúvida, o melhor e mais completo curso da atualidade e vai te ensinar tudo que precisa para ter sucesso com compra e venda de carros.

Nele você aprenderá: como vender mais carros e de forma rápidacomo comprar o veículo certo, em quais veículos investircomo fazer um anúncio matador e muito mais!

Seja você lojista de Automóveis, investidor de Veículos, Vendedor Autônomo, Consultor Automotivo ou qualquer outro profissional do ramo automotivo não pode ficar sem o curso “Como Ganhar Dinheiro com Venda de Carros”.

Não fique aí parado, Torne-se um expert em venda de carros agora mesmo!

Veja as vantagens da profissão:

Mercado de Trabalho aquecido;

Você não precisa ter capital para investir!

Possibilita trabalhar nas horas vagas

Possibilita trabalhar sem sair de casa (online).

Excelentes Ganhos.

Rapidez para conquistar uma nova profissão.

Clique no botão abaixo e conquiste uma Renda Extra vendendo carros.

curso como ganhar dinheiro com venda de carros

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.