Receba artigos e dicas imperdíveis sobre nossos cursos e promoções em seu e-mail. (é grátis!)

Negócios megacursos

Como Aprender Power BI?

Aprender Power BI na prática vai ajudar você a transformar grandes bases de dados em relatórios super dinâmicos, funcionais e dashboards profissionais.

como aprender power BI

como aprender power BI

O Power BI é, definitivamente, uma das mais poderosas plataformas de business intelligence que existe na atualidade.

Ele provém de uma notória necessidade de processamento de dados em larga escala a nível mundial, conseguindo melhorar a interpretação desses dados e promovendo tomadas de decisões muito mais rápidas e assertivas por parte das organizações. Como resultado, deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade. Por isso, cada vez mais usuários da ferramenta estão procurando se adequar e principalmente se aperfeiçoar no uso do Power BI, para garantir sua total funcionalidade e resultados mais precisos.

Você sabe como aprender Power BI?

Neste artigo, vamos falar mais sobre o que é o Power BI, cursos de Power BI e daremos ainda várias dicas de como aprender Power BI e de como usá-lo corretamente. Confira.

O que é o Power BI?

o que é e como aprender power bi

o que é e como aprender power bi

Como já adiantado logo acima, o Power BI pode ser considerado como uma ferramenta aliada para poderosas análises de dados. Ao longo do tempo, uma necessidade cada vez maior foi surgindo no sentido de interpretação e análise de grandes volumes de dados por parte da maioria das organizações.

Neste sentido, foram surgindo ferramentas que proporcionavam estas análises e principalmente que conseguissem trazer como resultado final relatórios precisos e que relatassem a realidade do momento organizacional, e a principal delas é, sem dúvida alguma, o Power BI.

Por conceito, o Power BI nada mais é do que uma plataforma de análise de dados e relatórios baseada em nuvem da Microsoft. É através do Power BI que as empresas conseguem extrair grande volume de dados de diferentes fontes e centraliza-los em um único local.

É dessa forma que será possível a análise em tempo real desses dados, encontrando insights que indicarão o verdadeiro desempenho da organização, facilitando e agilizando assim a tomada de decisões.

Dicas de Como Usar o Power BI

O Power BI da Microsoft conta com 3 versões: o Power BI gratuito, o Power BI Pro e o Power BI Premium. Apesar de se apresentar como uma ferramenta um tanto intuitiva, para fazer uso de suas funcionalidades mais poderosas, se faz necessário um certo conhecimento prévio.

A própria Microsoft disponibiliza um Tutorial de Introdução à criação no serviço do Power BI o que, por si só, já é possível sair usando a ferramenta. Nele, é possível se conectar a dados, criar relatórios e um dashboard além de fazer perguntas sobre seus dados.

No entanto, como a própria Microsoft sinaliza, este tutorial é apenas uma prévia para começar a utilizar a ferramenta e despertar a curiosidade. O mais recomendado, inclusive para se adequar às necessidades do mercado, é mesmo fazer um curso de Power BI.

Conhecendo a Interface do Power BI

interface do power bi

interface do power bi

Como já dito, o Power BI é um tanto intuitivo e, exatamente por isso, iremos apresentar brevemente sua interface. Basicamente, você será imediatamente apresentado a quatro grandes grupos distintos, a saber:

  1. Na Barra Superior: muito parecida com os demais layouts e soluções da própria Microsoft e nem seria diferente disso. Esse fato pode dar a falsa impressão de que tudo é 100% intuitivo, mas não é bem assim.

A barra contém os clássicos botões de outras ferramentas da Microsoft como Arquivo, Salvar, Copiar/Colar, Inserir, etc.

  1. Na Barra Lateral Esquerda: é através deste campo que o usuário conseguirá navegar facilmente entre as guias de relatório e conseguir ver também todas as informações de tabelas além da guia de relações.

Todas estas guias farão parte da construção do projeto inicial.

  1. A Área de Trabalho: local para a construção de todos os relatórios e dashboards.
  2. A Edição: é aqui que você irá encontrar as principais informações de blocos, gráficos, formatações, criação e a edição propriamente dita.

 

O Passo a Passo Para Começar a Usar o Power BI

O primeiro passo é adquirir uma licença do o Power BI Pro ou do Power BI Premium. A versão gratuita do Power BI é bastante limitada, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de relatórios gerados.

Eles até podem ser compartilhados na nuvem, mas não conterão qualquer segurança de dados, uma vez que qualquer usuário cadastrado no Power BI poderá visualizá-los.

É possível ainda, caso queira, fazer uma avaliação gratuita de 60 dias do Power BI Premium. Caso deseje utilizar o Power BI Gratuito, basta criar uma conta do Power BI na nuvem (Power BI Service). O cadastro também é gratuito.

Para começar a usar efetivamente o Power BI, você deve seguir alguns passos:

  • Entrar em sua conta online do Power BI e abrir o serviço.
  • Obter os dados a serem tratados e abri-los no modo de exibição de relatório.
  • Criar um dashboard fixando blocos do próprio relatório gerado.
  • Se necessário, adicionar outras visualizações ao painel.
  • Redimensionar, reorganizar e editar detalhes dos blocos no dashboard conforme sua necessidade.

Esse passo a passo consta, inclusive, no Tutorial da Microsoft.

 

Como Aprender Power BI?

Graças à sua própria popularidade, existem home diversos recursos educacionais disponíveis para quem pretende fazer uso, de forma profissional, do Power BI. Estes recursos vão desde as informações mais básicas sobre o uso da ferramenta até as funções mais avançadas.

O ideal é que você se prepare bem para utilizá-la, através de um curso de Power BI que seja capaz de lhe entregar o conteúdo certo e completo, para atender suas necessidades.

O mercado de trabalho está consumindo atualmente muitos profissionais experts no Power BI, devido mesmo à própria necessidade desse mercado. A nível organizacional, é quase impensável não fazer uso das soluções ofertadas pelo Power BI.

Quanto Tempo Leva para Aprender Power BI?

quanto tempo leva para aprender Power BI

Obviamente, isso vai depender muito de cada usuário. Em termos gerais, são necessárias no mínimo 25 horas para se conseguir aprender o básico da ferramenta.

Usuários leigos do business intelligence, TI e Data Analytics não irão conseguir utilizar o Power BI sozinhos, apenas utilizando-se do Tutorial da Microsoft, por exemplo. Mesmo para usuários avançados, um curso de Power BI completo pode levar de 3 a 6 meses, em média.

Torne-se um especialista em Power BI!

O Power BI é a ferramenta de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft que mais cresce no mercado nos últimos anos.

Atualmente ela é a líder no segmento, superando concorrentes diretos como Tableau e Qlik.

Hoje as empresas já vêm exigindo conhecimento em Power BI como pré-requisito para vagas de emprego.

Por isso aprender Power BI é tão essencial para você de destacar no mercado de trabalho.

Olha só que saiu na mídia:

noticia sobre power bi

noticia sobre power bi

Aprenda com quem é especialista em Power BI

Aqui no Brasil Rogério Borges é um dos maiores especialistas em Microsoft Power BI.

Ele já treinou equipes de empresas como 3MRecofarma (Coca Cola)Yamaha MotorsInfo Store e outras.

Rogério desenvolveu um treinamento de power BI completo: o Curso Power BI sem enrolação, que pode ser feito 100% online e com toda supervisão do especialista.

Conheça as Vantagens do Curso de Power BI sem enrolação:

vantagens do curso de power biLinguagem simples

vantagens do curso de power biInclui projeto do Zero (passo a passo de como implementar o Power BI)

vantagens do curso de power biCurso Objetivo

vantagens do curso de power biMercado de trabalho aquecido

vantagens do curso de power biMaiores chances de emprego ou promoção

Clique no botão abaixo para aprender Power BI sem enrolação.

quero aprender Power BI

 

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.