Se existe algo que a mulherada ama e nunca sai de moda são as unhas em gel. E não é pra menos, muitas mulheres tem bastante dificuldade de deixar as unhas crescerem ou, até mesmo, às vezes simplesmente não gostam do formato delas.
Logo, esse tipo de alongamento é uma “mão na roda” e acaba fazendo muito sucesso no meio feminino.
No entanto, será que é realmente seguro fazer unhas em gel? Será que existe algum tipo de risco para suas unhas naturais nesse tipo de alongamento de unha?
Bom, segue com a gente porque vamos te responder isso e algumas outras coisinhas, bora lá?
O que são unhas em gel?
As unhas em gel são feitas com um esmalte especial que é “fotocurado” com uma lâmpada de luz ultravioleta (UV) ou de diodo emissor de luz (LED).
O processo forma uma camada durável e flexível sobre as unhas naturais, que pode durar de 2 a 4 semanas.
As unhas em gel podem ser aplicadas em casa ou por profissionais em salões de beleza.
Quais são os riscos das unhas em gel?
Que são bonitinhas e práticas a gente sabe, né? Mas as unhas em gel podem sim causar alguns probleminhas nas unhas e na pele, olha só:
- Alergias:
Ahh, quase todo mundo tem alergia a alguma coisa, não é mesmo? E com isso não é diferente pois, algumas pessoas podem ter reações alérgicas aos produtos químicos que estão nos esmaltes em gel, como metacrilatos e acrilatos.
- Danos nas unhas:
Usar frequentemnte unhas em gel pode enfraquecer, ressecar e descamar as unhas naturais. Isso pode acontecer por causa da remoção do esmalte, que geralmente envolve lixar ou mergulhar as unhas em acetona.
Além disso, algumas pessoas podem desenvolver uma condição chamada pterígio inverso ungueal (PIU), que é quando a pele do dedo se adere à placa da unha.
- Exposição aos raios UV:
Outra preocupação com as unhas em gel é a exposição aos raios UV durante o processo de cura. Embora o risco de câncer de pele ou envelhecimento precoce seja baixo devido ao curto tempo de exposição, ainda assim é recomendável tomar algumas precauções.
Os especialistas sugerem usar protetor solar nas mãos ou luvas abertas para proteger a pele.
Como fazer unhas em gel com segurança?
Então, a gente viu que existem sim alguns riscos, mas bem poucos. Porém, também podemos sempre seguir algumas dicas de segurança para deixar tudo “ok” e sem preocupações:
A primeira dica é escolher um bom profissional que tenha experiência e higiene, se você for fazer as unhas em gel no salão.
Cuidado: os kits caseiros podem não ter a mesma qualidade e regulamentação dos produtos profissionais, e podem causar danos às suas unhas.
Já a segunda dica é hidratar as unhas todos os dias enquanto estiver usando as unhas em gel.
O óleo de cutícula vai ajudar a manter as unhas flexíveis e evitar que elas se soltem quando o esmalte for removido.
Partindo para a terceira dica: remover as unhas em gel com cuidado, preferencialmente com a ajuda de um profissional.
O processo de remoção envolve colocar um algodão embebido em acetona sobre a unha e envolver o dedo em uma tira de papel alumínio.
Depois de 10 a 15 minutos, use um palito de laranjeira – sem instrumentos metálicos ou você pode danificar a matriz da unha – para deslizar o esmalte.
A quarta e última dica é dar um intervalo entre uma manicure e outra, deixando as unhas respirarem por pelo menos 1 a 2 semanas.
Isto ajudará a fortalecer e hidratar elas. Também dá a oportunidade de verificar se há anormalidades nas unhas, como rachaduras, manchas ou descoloração.
Quais são as alternativas às unhas em gel?
Nem só de unhas de gel vivem as mulheres, pois tem alguns outros tipos de alongamento que você pode usar para substituir esse, dá uma olhadinha:
Um deles é a técnica das unhas de acrílico, que nada mais é do que aplicar uma mistura de pó e líquido sobre as unhas naturais, que endurece e forma uma camada resistente.
Pode ser moldadas e pintadas de acordo com o gosto da cliente, mas exigem manutenção regular.
Elas duram cerca de 3 a 4 semanas, mas podem enfraquecer ou danificar as unhas naturais se não forem bem cuidadas.
Outra técnica é a das unhas de fibra de vidro, em que cola-se uma camada fina de fibra sintética sobre as unhas naturais. Elas são mais leves e naturais do que as unhas de acrílico, mas também mais frágeis.
Ah, e elas duram cerca de 2 a 3 semanas, mas podem se soltar ou quebrar facilmente se forem expostas a impactos ou produtos químicos.
Por fim, temos as queridinhas unhas postiças, quem nunca usou ein? São as clássicas peças de plástico práticas e que disfarçam muito bem (muitas vezes nem dá pra notar).
Como cuidar das unhas?
Olha, seja qual for o tipo de unha que você escolher, não deixe de tomar algumas cuidados para manter suas unhas saudáveis e bonitas.
Para isso, você pode seguir algumas dicas bem simples, como manter uma alimentação equilibrada, que forneça os nutrientes necessários para o crescimento e fortalecimento das unhas.
Alguns alimentos que ajudam as unhas são as proteínas, o ferro, o zinco, o cálcio e as vitaminas A, B e C.
Outra dica é hidratar as mãos todos os dias, usando um creme hidratante específico para as mãos e aplicando óleo de cutícula nas unhas. Isso evita o ressecamento e a descamação das unhas e da pele.
Uma terceira dica é evitar o uso excessivo de produtos químicos, que podem danificar as unhas. Use luvas sempre que for manusear produtos como detergentes, sabonetes e removedores de esmalte. Prefira removedores sem acetona, que são menos agressivos.
E uma quarta dica é cortar e lixar as unhas regularmente, usando um cortador ou uma tesoura adequados para as unhas e lixando-as em uma só direção. Isso ajuda a evitar que as unhas se quebrem ou encravem. Evite cortar ou remover as cutículas, pois elas protegem as unhas contra infecções.
Conclusão
As unhas em gel são uma opção de beleza que muitas mulheres gostam, mas que também apresentam alguns riscos para a saúde das unhas e da pele. Para fazer as unhas em gel com segurança, é preciso escolher um profissional qualificado, hidratar as unhas, remover com cuidado e dar um intervalo entre uma manicure e outra.
Existem também outras alternativas às unhas em gel, como as unhas de acrílico, as unhas de fibra de vidro, as unhas postiças e os esmaltes comuns. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, e cabe a cada mulher decidir qual se adapta melhor ao seu estilo e necessidade.
O mais importante é cuidar bem das unhas, mantendo uma alimentação equilibrada, hidratando as mãos, evitando o uso excessivo de produtos químicos e cortando e lixando as unhas regularmente. Assim, você pode ter unhas lindas e saudáveis, sem comprometer a sua qualidade de vida.
Espero que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha te ajudado a responder a pergunta: é seguro fazer unhas em gel? Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Obrigada pela leitura!
Torne-se uma especialista em Nail designer!
Inscreva-se hoje mesmo no curso de alongamento de unha da Mega Cursos e torne-se uma Nail Designer de sucesso.
O curso de alongamento de unhas da Mega Cursos é um dos mais completos do mercado e inclui:
- funcionamento das ferramentas
- esmaltação e manutenção
- como fazer alongamento de unha com gel (alongamento com polygel)
- alongamento com fibra de vidro
- como fazer a Francesinha, Reta, Reserva e Bilateral
- manicure masculina
- adesivos
- técnicas de lixa
- mãos
- pés
- técnica utilizada pelas manicures das blogueiras
- como fidelizar o cliente e
- como aplicar em você mesma
O curso está com super desconto e, inscrevendo-se ainda hoje você ganha 07 brindes exclusivos.
Não perca esta chance, se inscreva agora mesmo para aproveitar!