Como se dá a formação de um traço?

Você já parou para pensar como se dá a formação de um traço? Se você se interessa pela área de perícia grafotécnica, provavelmente já se perguntou com que tipos de conceitos esse profissional trabalha. Como ele distingue grafias? Que técnicas ele usa? Apesar de parecer difícil, o curso de perito grafotécnico é na verdade bem simples.

como se da a formacao de um traco

Esse profissional é responsável por dizer se uma assinatura ou se qualquer outro documento manuscrito foi ou não escrito por uma pessoa específica. O perito grafotecnico é quem verifica a autenticidade ou a falsidade de assinaturas, rubricas e manuscritos. Dessa forma, esse profissional ajuda a evitar golpes, falsificações e diversos outros tipos de crime.

Além disso, a alta ocorrência desse tipo de crime faz com que essa profissão seja muito buscada no mercado de trabalho. Além do alto número de fraudes e de falsificações que acontecem todo dia em nosso país — e nem é preciso procurar muito para encontrar notícias do tipo —, também existem diversos processos judiciais parados pela falta de um profissional capaz de fazer um exame grafotécnico.

Ou seja, além da falta de profissionais atuando no mercado de trabalho, há também muita demanda de oportunidades de atuação para esse profissional. Por isso, essa é uma ótima aposta para quem procura uma profissão ou para quem já possui uma profissão e busca por uma renda extra.

E tudo o que é preciso para atuar como perito grafotécnico é de realizar cursos para trabalhar na área! Antes de tudo, que tal conhecer um pouco mais sobre essa profissão? Se o seu desejo é saber mais sobre essa profissão, continue lendo para descobrir, entre outras coisas, como se dá a formação de um traço.

Quais são os tipos de exames grafotécnicos?

grafotecnicos

Primeiramente, vamos falar mais sobre o que o perito grafotécnico analisa em seu trabalho. Diante da assinatura ou grafia que está sendo avaliada (peça questionada) e a assinatura original (padrões de confronto), o perito realiza o exame grafotécnico para, assim, a partir da confrontação dos resultados, concluir se a assinatura é autêntica ou falsa.

Esse exame grafotécnico é dividido em dois tipos. São eles os genéricos e os genéticos. As características genéticas analisadas pelo perito grafotécnico incluem:

  • Momento gráfico: consiste em cada um dos traçados contínuos feitos pelo percurso do punho.

  • Ataque e Remate: são os momentos em que a pessoa coloca e tira a caneta do papel.

  • Pressão e Progressão: consistem nas duas forças que definem a letra: a pressão e o movimento da caneta no papel.

Já as características genéricas são próprias do momento de escrita. Isso significa também que elas são únicas para cada pessoa. Podemos defini-las como:

  • Espaçamento: o espaço entre os traços, entre pontuação e letras e entre as palavras.

  • Calibre: o tamanho da letra.

  • Valores angulares e curvilíneos: referentes ao arqueamento da escrita. Podem ser agrupados em guirlanda, arcada ou anguloso.

  • Inclinação axial: inclinação do eixo da escrita

  • Comportamento gráfico: configuram-se como as direções e distâncias da escrita em relação à base ou pauta.

O que é o Laudo Pericial Grafotécnico?

curso de perito grafotecnico

Esse laudo é elaborado pelo perito grafotécnico após o exame grafotécnico. Ele é um documento com validade legal, que só pode ser emitido pelo perito grafotécnico. O Laudo Pericial Grafotécnico contém o resultado final da perícia, além da descrição, os padrões e os exames grafotécnicos realizados.

Assim, esse laudo deve ser elaborado de forma com a qual mesmo uma pessoa sem os conhecimentos próprios da profissão possa entender o resultado da perícia.

Por exemplo, para se ter uma ideia, com frequência usam esse laudo como prova principal na elucidação de crimes de estelionato em compras e operações bancárias.

OK, mas como se dá a formação de um traço ? É o que vamos tratar no próximo tópico.

Como se dá a formação de um traço?

perito grafotécnico curso

A formação de um traço se dá por duas forças principais: a força Lateral e a força Vertical. A força vertical se refere à força que usamos para apertar a caneta contra o papel. Esse ato é o que motiva a pressão do traço. Apenas com essa força aplicada, temos o ponto, o menor traço possível.

curso de perito grafotécnico

Para formar outros traços, aplicamos uma força chamada de força lateral: a Progressão, também chamada de Projeção. Essa força é a que desloca a caneta durante o processo da escrita. Sem essa força, não há como produzir nenhuma grafia que não seja um ponto.

Essas duas forças, a força Lateral e a força Vertical, estão ligadas entre si. Se aumentarmos a pressão da caneta sobre o papel, como efeito, a progressão se reduz. Ou seja, a velocidade da caneta se torna menor, devido ao atrito.

O perito grafotécnico, no momento do exame grafotécnico, analisa a variação no tom e na espessura dos traços. Isso porque o mesmo autor, normalmente, aplica essas duas forças na mesma intensidade nas mesmas passagens, em condições normais de escrita.

Onde fazer o curso de Perito Grafotécnico?

curso perito grafotecnico

O curso de perito grafotécnico é uma ótima opção também para os profissionais que querem obter uma renda extra, pois essa profissão dá liberdade para que os próprios peritos escolham os dias e horários em que farão seus trabalhos.

Então, as únicas coisas que você precisa para se tornar um perito grafotécnico, além de fazer um bom curso de perícia grafotécnica, é ter capacidade de atuar com ética, sigilo e imparcialidade no exercício de sua profissão.

Aqui na Mega Cursos, temos um curso de perícia grafotécnica ministrado por um dos grandes nomes do ramo, Evandro Correia. O curso está disponível para ser feito de forma 100% online, e tem duração de apenas 22 horas, com a emissão de um certificado válido em todo o território nacional.

Oferecemos todo o suporte que você precisar durante o curso. Desde materiais exclusivos como modelo de laudo e de petições, apostila e um material passo a passo de como realizar a perícia grafotécnica, até os plantões de dúvidas dados pelo professor.

Além disso, nosso curso oferece duas aulas bônus do professor Evandro Correia. Essas aulas bônus te ensinam como realizar seu cadastro no Tribunal de Justiça e como fazer a divulgação de seu trabalho.

Torne-se um Perito Grafotécnico e conquiste uma nova Fonte de Renda!

Se você sabe da importância de ter uma segunda fonte de renda então a profissão de perito grafotécnico é ideal, pois pode ser exercida nas horas vagas e dá excelente retorno financeiro.

Vale aqui relembrar as vantagens da profissão:

curso-de-perito-grafotecnicoPode ser exercida em paralelo com seu emprego ou seu negócio;

curso-de-perito-grafotecnicoPode ser exercida nas horas vagas, inclusive aos fins de semana;

curso-de-perito-grafotecnicoTrabalho bem simples, qualquer pessoa pode aprender a fazer;

curso-de-perito-grafotecnicoFormação rápida: basta fazer um curso de 22 horas/aula;

curso-de-perito-grafotecnicoMercado com grande demanda;

curso-de-perito-grafotecnicoDá rendimentos de R$ 20 mil mensais ou mais;

curso-de-perito-grafotecnicoInvestimento baixíssimo no curso: bem menor do que a mensalidade de uma faculdade;

A profissão de perito grafotécnico é profissão tão em alta que sempre é destaque nas mídias.

materia exame sobre profissao de perito grafotecnico

materia exame sobre perito grafotecnico

materia terra sobre profissional da pericia grafotecnica

materia R7 perito grafotecnico profissao em alta

E então, convencido de que ser um perito grafotécnico é a melhor opção para você conquistar uma segunda fonte de renda e ganhar muito dinheiro trabalhando na área, sem abandonar sua atividade atual ?

Clique no botão abaixo e conheça o curso de perito grafotécnico que oferecemos.

quero conhecer o curso de perito grafotécnico


Leia também...

O que é imagem pessoal?
O que é imagem pessoal?

Imagem pessoal: um termo que poderia ser considerado uma dos mais relevantes nos dias atuais. Isso porque...

Ler tudo
O que faz um consultor de imagem pessoal?
O que faz um consultor de imagem pessoal?

No mundo em que vivemos hoje, ter uma imagem pessoal agradável é essencial para o nosso sucesso profissio...

Ler tudo
Para que serve uma consultoria de imagem?
Para que serve uma consultoria de imagem?

Muito além de ser apenas um trabalho estético, a consultoria de imagem tem muito mais a oferecer...

Ler tudo

Compartilhar nas Redes Sociais...

Cadastre-se para receber as novidades
Cursos em Destaque
Curso de Perito Grafotécnico
Curso de Visagismo
Curso Como ganhar dinheiro com venda de carros