Como é feita a perícia grafotécnica?

Quer saber como é feita a perícia grafotécnica? Saiba como trabalha o perito grafotécnico, um dos profissionais mais procurados no Brasil!

como e feita a pericia grafotecnica

A área da perícia grafotécnica sempre é motivo de muita curiosidade das pessoas. Apesar de ser uma profissão com muita demanda no Brasil, país com diversos processos parados pela falta de alguém capaz de fazer um exame grafotécnico, são poucos os profissionais quem trabalham nessa área.

Muitas pessoas nunca nem sequer ouviram falar sobre essa profissão. A maioria delas conheceu a perícia grafotécnica quando precisou de uma verificação de autenticidade de uma assinatura ou de qualquer outro documento escrito à mão.

É por causa da falta de dados sobre esse profissional que surgem tantas dúvidas a respeito dessa profissão quando precisamos contratar seus serviços. Mas isso também faz com que a perícia grafotécnica seja uma das melhores áreas para se investir hoje em dia: grande procura e falta de profissionais no mercado de trabalho.

O Brasil é um país com um número imenso de tentativas de fraudes. Para você ter uma ideia, basta ligar a televisão em um canal de notícias por um curto período de tempo para ver o grande número de casos de golpes, falsificações e corrupção. Por isso, não faz muito sentido que existam tão poucos dados sobre a perícia grafoscópica por aí.

Se você quer saber mais sobre essa profissão, descobrir o que é e como é feita a perícia grafotécnica, para que serve essa perícia e como e quem pode ser perito grafotécnico, esse artigo é o que você procura!

O que é a perícia grafotécnica?

pericia grafotecnica

Para saber melhor do que se trata a perícia grafotécnica, precisamos de algumas informações muito simples. Em primeiro lugar, vamos entender o que é a grafotécnica, também chamada de grafoscopia, grafística ou grafotecnia.

A grafotécnica pertence ao ramo da documentoscopia, responsável pelo estudo de grafias e assinaturas. A perícia grafotécnica, então, tem a finalidade de atestar se uma assinatura é verdadeira ou se é falsa ou dizer quem foi o autor de uma grafia em específico por meio das técnicas usadas na grafoscopia.

Essas técnicas mostram qualquer alteração que possa ocorrer em assinaturas, em rubricas ou em qualquer outro material escrito à mão. Com isso, o profissional possui como provar, com sua análise, se aquele documento foi fraudado ou falsificado ou se é verdadeiro.

Por isso, o perito grafotécnico é quem possui a capacidade de definir ou não a autenticidade das assinaturas em documentos públicos ou em documentos particulares. E é esse profissional quem detecta os sinais que indicam as fraudes em grafias de qualquer tipo.

Para que serve a perícia grafotécnica?

perito grafotecnico

O perito grafotécnico é o único profissional capaz de dizer se uma assinatura foi ou não feita por determinado punho. Ou seja, o profissional avalia se há a veracidade dessa assinatura ou grafia. A perícia grafotécnica serve para analisar os mais diversos documentos e diversos casos, por exemplo:

  • Processos seletivos de concursos e vestibulares;

  • Fraude em atestados médicos;

  • Cartas anônimas;

  • Notas promissórias;

  • Falsificações de assinaturas em cheques ou em outros documentos financeiros;

  • Falsificações de assinaturas em contratos particulares;

Como é feita a perícia grafotécnica?

grafotecnica

Se chegou até aqui deve estar louco para saber como é feita a perícia grafotécnica, certo ? Pois bem, vamos esclarecer de uma vez.

O trabalho de perícia grafotécnica funciona por meio de um exercício de confrontação entre duas peças. De um lado, temos a Peça Questionada ou a Peça de Exame e, do outro lado, temos os Padrões de Confronto.

Mas o que é isso? É bem simples, entendemos como peça questionada o documento com a autenticidade colocada em questão. Ou seja, é o documento que desperta dúvidas sobre a sua veracidade. Já a peça de confronto configura-se como o documento que contém a grafia original da pessoa a qual deveria ser ou que supostamente é a autora daquela grafia.

ebook como se tornar um perito grafotécnico

Dessa forma, o perito grafotécnico pode aplicar o que chamamos de exames grafoscópicos nas duas peças, tanto na peça questionada, quanto na peça de confronto, fazendo anotações sobre os resultados.

O perito grafotécnico irá analisar os pontos divergentes e convergentes. O resultado depende da quantidade de divergências e convergências encontrada. Por exemplo, a grafia é verdadeira se o número de convergências for maior do que o de divergências. Porém, caso o número de diferenças seja o maior, a grafia configura-se como falsa.

Cada pessoa tem uma grafia única. Sua maneira de escrever é como sua impressão digital! É por isso que não existem duas pessoas que escrevem exatamente com a mesma letra, por mais iguais que elas pareçam ser.

São esses fatores técnicos relativos à escrita que o perito grafotécnico analisa. Os fatores podem ser o estilo do traço, ângulo da escrita, formato da linha, intensidade da escrita, e muito mais.

Como se tornar um perito grafotécnico?

Muitos profissionais usam a perícia grafotécnica como uma forma de obter uma renda extra, pois essa é uma profissão que lhe permite ter total liberdade para escolher seu próprio horário e os dias em que vai trabalhar.

Para trabalhar na área de perícia grafotécnica é preciso estar disposto a exercer sua profissão com toda a ética, sigilo e imparcialidade que essa profissão exige. Essas são as qualidades essenciais para se tornar um perito grafotécnico.

Além de, claro, aprender as técnicas que você precisa para exercer a profissão! O curso não é nada difícil, pelo contrário! É bem simples e está disponível de forma bem completa aqui mesmo, na Mega Cursos!

Nosso curso de perícia grafotécnica pode ser feito de forma 100% online e conta com todo o apoio do professor, que estará pronto para responder todas as perguntas e dúvidas que surgirem. Nosso curso emite um certificado válido em todo o país e tem duração de apenas 22 horas.

Além disso, temos a oferecer materiais exclusivos, que serão essenciais para facilitar o exercício da profissão e fazer com que você não se sinta perdido quando terminar o curso! Nós oferecemos modelo de laudo e de petições, apostila e um material passo a passo de como fazer uma perícia grafotécnica, chamado por nós de “receita de bolo da perícia grafotécnica”.

E tem mais! Duas aulas bônus no final do curso!

Torne-se um Perito Grafotécnico e conquiste uma nova Fonte de Renda!

Se você sabe da importância de ter uma segunda fonte de renda então a profissão de perito grafotécnico é ideal, pois pode ser exercida nas horas vagas e dá excelente retorno financeiro.

Vale aqui relembrar as vantagens da profissão:

curso-de-perito-grafotecnicoPode ser exercida em paralelo com seu emprego ou seu negócio;

curso-de-perito-grafotecnicoPode ser exercida nas horas vagas, inclusive aos fins de semana;

curso-de-perito-grafotecnicoTrabalho bem simples, qualquer pessoa pode aprender a fazer;

curso-de-perito-grafotecnicoFormação rápida: basta fazer um curso de 22 horas/aula;

curso-de-perito-grafotecnicoMercado com grande demanda;

curso-de-perito-grafotecnicoDá rendimentos de R$ 20 mil mensais ou mais;

curso-de-perito-grafotecnicoInvestimento baixíssimo no curso: bem menor do que a mensalidade de uma faculdade;

A profissão de perito grafotécnico é profissão tão em alta que sempre é destaque nas mídias.

materia exame sobre profissao de perito grafotecnico

materia exame sobre perito grafotecnico

materia terra sobre profissional da pericia grafotecnica

materia R7 perito grafotecnico profissao em alta

E então, convencido de que ser um perito grafotécnico é a melhor opção para você conquistar uma segunda fonte de renda e ganhar muito dinheiro trabalhando na área, sem abandonar sua atividade atual ?

Clique no botão abaixo e conheça o curso de perito grafotécnico que oferecemos.

quero conhecer o curso de perito grafotécnico


Leia também...

O que é imagem pessoal?
O que é imagem pessoal?

Imagem pessoal: um termo que poderia ser considerado uma dos mais relevantes nos dias atuais. Isso porque...

Ler tudo
O que faz um consultor de imagem pessoal?
O que faz um consultor de imagem pessoal?

No mundo em que vivemos hoje, ter uma imagem pessoal agradável é essencial para o nosso sucesso profissio...

Ler tudo
Para que serve uma consultoria de imagem?
Para que serve uma consultoria de imagem?

Muito além de ser apenas um trabalho estético, a consultoria de imagem tem muito mais a oferecer...

Ler tudo

Compartilhar nas Redes Sociais...

Cadastre-se para receber as novidades
Cursos em Destaque
Curso de Perito Grafotécnico
Curso de Visagismo
Curso Como ganhar dinheiro com venda de carros